Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Cooperativa de Prudentópolis recebe visita técnica e cultural de associados

A Cooperativa Nossa Terra é uma das principais produtoras de feijão da região =
2025-08-18 às 19:55
Foto: Divulgação

A Praça da Amizade, no bairro Engenheiro Gutierrez, recebeu na sexta-feira (15) uma ação especial de arborização. O trabalho foi promovido atendendo a pedidos da Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez (AMEG), com apoio da Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e participação dos professores e alunos do Centro Estadual Florestal Presidente Costa e Silva.

Conforme o Secretário de Meio Ambiente, Alessandro Tribek, o projeto nasceu de uma demanda da comunidade, apresentada pelo presidente da AMEG. A proposta foi transformar a praça em um espaço ainda mais acolhedor, garantindo sombra, beleza e qualidade de vida para os moradores.

Tribek, ressaltou que a iniciativa representa um exemplo positivo de união entre comunidade, poder público e instituições de ensino. “Estamos aqui plantando árvores que vão beneficiar não apenas esta geração, mas também as futuras, tornando a Praça da Amizade ainda mais viva e agradável”.

O vice-presidente da AMEG, Dimas de Lara Freitas, explicou que o pedido de arborização foi encaminhado pela Associação à Prefeitura com o objetivo de tornar a praça mais agradável e confortável para as famílias que utilizam o espaço. Ele destacou que a iniciativa contribui para valorizar ainda mais o local de convivência da comunidade.

Alunos do Colégio Florestal participaram ativamente do plantio de espécies nativas, como cerejeira e dedaleira. O professor Elisson Girardi explicou que a ação está vinculada à disciplina de Sustentabilidade, permitindo que os estudantes aprendam, na prática, a importância do cuidado com o meio ambiente e do bem-estar social.

As estudantes Stefany de Souza e Amanda da Silva reforçaram que o projeto também pensa no futuro. “Viemos plantar árvores para o paisagismo e para deixar um legado para as próximas gerações”, afirmaram.

Já o professor Eduardo Coutro destacou que a presença e o envolvimento da comunidade são fundamentais para o sucesso de ações ambientais. Segundo ele, a arborização urbana só alcança seus objetivos quando moradores se engajam no processo.

A ação de arborização da Praça da Amizade simboliza o compromisso conjunto entre Prefeitura, instituições de ensino e comunidade. Mais do que embelezar o espaço público, o plantio garante qualidade de vida, preservação ambiental e um legado verde para o bairro Engenheiro Gutierrez.

Da assessoria