Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025

Ampliação da UPA do Tatuquara é um dos dez pedidos escolhidos pelos moradores no Fala Curitiba e passa a ser compromisso oficial da Prefeitura

2025-08-20 às 10:45

Os dez serviços e obras que a população quer para os bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba foram eleitos na reunião de votação final do Fala Curitiba, nessa terça-feira (19/8), na Rua da Cidadania da Regional Tatuquara. Os pedidos mais votados – entre eles a ampliação da UPA Tatuquara – serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais da Prefeitura. Em um auditório lotado, a população local mostrou que acredita no compromisso da gestão Eduardo Pimentel de uma administração municipal cada vez mais transparente e democrática.

As reuniões de votação final do Fala Curitiba ocorrem, até a próxima sexta-feira (22/8), em todas as regionais da capital.

“É uma alegria encontrar tantos moradores da Regional Tatuquara interessados em planejar junto com a Prefeitura o futuro da cidade. É um momento de expressão máxima da cidadania”, afirmou Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que representou o prefeito na reunião final da região. O órgão é responsável pela coordenação do programa, junto com a Secretaria de Governo Municipal (SGM).

Participação popular

Desde 2017, quando foi criado, o Fala Curitiba é uma ferramenta de participação democrática na gestão pública. Para a líder comunitária e presidente do Centro Social Mão Amiga e do Clube de Mães do Campo do Santana, Anadir Ribeiro de Moura, é preciso que a população se mobilize e participe do Fala Curitiba para que haja melhorias nos serviços públicos, em especial, na saúde, na educação e na segurança. “Somos nós, que moramos no Tatuquara, no Campo do Santana e no Caximba, que sabemos das necessidades do dia a dia. A Prefeitura está nos ouvindo e cabe a nós defendermos nossos pedidos”, afirmou.

Outra moradora da Regional Tatuquara que encontrou no Fala Curitiba uma porta de entrada para um pedido de sua vizinhança é a líder comunitária e presidente do Clube de Mães Solidárias do Bem, Vania Maria Gregorovicz. “Busco o tempo todo conscientizar os moradores do Tatuquara de que só vamos conseguir ser ouvidos vindo todos ao Fala Curitiba. É um trabalho permanente que faço, ouvindo os pedidos da população e buscando na Prefeitura melhorias nos serviços”, contou ela.

Tanto Anadir como Vania comemoraram, ao fim da reunião do Fala Curitiba na regional, o anúncio de que entre os pedidos foi eleita a ampliação da UPA Tatuquara.

Conheça as 10 prioridades escolhidas na Regional Tatuquara

  • Ampliar e melhorar a estrutura física da UPA Tatuquara;
  • Revitalização da Praça Monteiro Lobato;
  • Realizar mutirões de consultas e exames especializados;
  • Construção de uma pista de corrida e caminhada no Clube da Gente Tatuquara;
  • Melhorar a sinalização nos principais cruzamentos do Tatuquara;
  • Projeto para ampliação do Terminal Tatuquara;
  • Ampliação de vagas em escolas e construção de novas escolas;
  • Ampliação da quantidade de produtos nos Armazéns da Família;
  • Ampliação do número de vagas para crianças de 0 a 3 anos na rede municipal de ensino, preferencialmente no Moradias Janaína e Rio Bonito;
  • Projeto de melhoria na mobilidade na Estrada Delegado Bruno de Almeida com Antônio Zanon e Antônio Zanon e Vinicio Machado (rotatórias).

Presenças

Estiveram presentes o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cézar; os vereadores Lórens Nogueira, Tiago Zeglin, Beto Moraes e Toninho da Farmácia e o deputado estadual Mauro Moraes.

Próximas reuniões presenciais finais do Fala Curitiba

20/8 (quarta-feira)

Boqueirão – Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Pedro Dehon, 728, Hauer)
Cajuru – Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)

21/8 (quinta-feira)

CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC)
Pinheirinho – Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho)

22/8 (sexta-feira)

Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)

da assessoria