Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025

Estado firma acordo com o Ibram para fortalecimento dos museus paranaenses

2025-08-20 às 18:48
Foto: Fernanda Maldonado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC), e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) firmaram nesta quarta-feira (20) um acordo de cooperação técnica que visa o alinhamento entre as esferas estadual e federal em prol do fortalecimento do setor museológico paranaense, por meio da transferência de conhecimentos tecnológicos, intelectual e da expansão de novas formas de fomento.

Assinaram o termo a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e Michel Rocha Correia, servidor do Ibram, representando a presidente do Instituto, Fernanda de Castro. A solenidade foi no Auditório Brasílio Itiberê, da SEEC, em Curitiba.

O acordo marcou o encerramento do Programa (re)CONEXÕES 2025, realizado na Capital nesta terça e quarta-feira (19 e 20). Promovido pelo Ibram, o evento percorre todos os estados e busca consolidar propostas para três iniciativas estruturantes: a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); a implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS) e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).

“No início da nossa gestão, uma de nossas primeiras ações foi um intenso trabalho em prol da estruturação dos chamados Sistemas Municipais de Cultura em todo o Paraná. Passamos de 16 municípios com o Sistema implementado para mais de 360 hoje em dia”, disse a secretária. “Agora, com os municípios fortalecidos e a cultura em protagonismo, estamos no passo seguinte, que é a missão de fortalecer o Sistema Estadual de Museus”, afirmou. “Nesse aspecto, a parceria com o Ibram é fundamental para avançarmos nessa pauta”.

“Nosso objetivo é fortalecer a rede de museus que atua em todo o território do Paraná. Com este acordo, municípios, Estado e Ibram se beneficiam das trocas e da cooperação técnica”, afirma Cauê Donato, coordenador do Sistema Estadual de Museus (COSEM) do Paraná.

Discussões

Realizado na Escola de Gestão do Paraná, o encontro do Programa (re)CONEXÕES reuniu profissionais de museus de todo o Estado, pontos de memória, representantes da sociedade civil, coletivos culturais, estudantes, agentes públicos e demais interessados no tema. Também participaram Michel Rocha Correia, chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e Vera Mangas, coordenadora de Participação Social do Ibram.

No primeiro dia, os inscritos foram divididos em três grupos de trabalho, com discussões voltadas às três iniciativas estruturantes do Ibram. Todas as contribuições colhidas durante o encontro serão sistematizadas, analisadas e devolvidas ao setor, com o compromisso de encaminhamento técnico para a construção de normativas, instrumentos jurídicos e estratégias de implementação de políticas públicas.

Já no segundo dia, os participantes acompanharam uma palestra sobre a Política de Economia de Museus e Pontos de Memória, ministrada por Joel Santana da Gama, Diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus do Ibram. A gravação do encontro está disponível no YouTube.

A ação reforça o compromisso das atuais gestões federal e estadual com a reconstrução de canais de escuta ativa, promoção de escuta qualificada e valorização da participação social como elemento estruturante das políticas culturais.

COSEM

O ano de 2025 marca, ainda, o aniversário de 35 anos da criação da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) do Paraná, a terceira mais antiga do País. “As discussões desses dois dias foram fundamentais para compreender os desafios que afetam os profissionais de museus e, a partir disso, construirmos juntos políticas públicas realmente eficazes voltadas ao campo museal e à proteção do patrimônio”, afirma Cauê Donato, coordenador da COSEM.

Segundo Michel Rocha Correia, do Ibram, o encontro foi fundamental para fortalecer a parceria com o Paraná. “A Secretaria de Cultura e o Ibram vêm discutindo um acordo de cooperação técnica que prevê ações estratégicas para estreitar relações em bases de dados, sistemas de formação, fortalecimento do sistema estadual de museus e, principalmente, para ampliar o debate sobre políticas públicas, programas e ações em curso”, explica.

Para Vera Mangas, coordenadora de Participação Social do Ibram, o Programa cumpre um papel essencial. “O objetivo é estabelecer um canal de diálogo e cooperação no campo dos museus. Esse debate precisa ser articulado não apenas com instituições museológicas e governos, mas também com a sociedade civil, coletivos, redes e grupos sociais. É fundamental ampliar essa construção de forma conjunta”, pontua.

Próximos encontros

Depois de passar pelo Pará e o Amazonas, o programa (re)CONEXÕES seguirá para outros estados. O próximo encontro acontecerá entre 21 e 23 de agosto, em Faxinal do Soturno (RS). Para conferir a programação completa e o calendário de encontros acesse o site do Ibram.

da AEN