Sábado, 23 de Agosto de 2025

Policía Científica do Paraná dá posse a 25 novos peritos

Ponta Grossae Telemaco Borba estão entre os municípios dos Campos Gerais contemplados
2025-08-22 às 17:11
Foto: Mariana Gevaerd / PCI/PR

A Polícia Científica do Paraná (PCI/PR) realizou nesta sexta-feira (22) a posse de 25 novos peritos oficiais. Os profissionais reforçarão a atuação pericial em diversas regiões do Estado, como Apucarana, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Ivaiporã, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Os profissionais, aprovados no concurso público de 2024, iniciarão o curso de formação na Academia de Ciências Forenses (ACF) no dia 6 de outubro. A capacitação terá duração de cerca de três meses, com disciplinas como medicina legal, balística forense e cadeia de custódia, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função. Até o início das aulas, os novos peritos vão desempenhar atividades administrativas nas unidades regionais, o que permitirá maior integração com as equipes locais e o entendimento dos procedimentos internos da instituição.

Polícia Científica do Paraná leva experiências para conferência internacional de criminalística
Padrão internacional: bombeiros concluem curso de protocolos da ONU para deslizamentos
“Cada profissional ingressa, hoje, numa instituição que tem como pilares a ciência, a ética e a verdade e, por isso mesmo, carregam a responsabilidade de transformar evidências em provas com rigor técnico e compromisso com a justiça”, destaca o diretor-geral da PCI/PR, Luiz Rodrigo Grochocki. “Estamos formando não apenas profissionais, mas técnicos preparados para contribuir com excelência e responsabilidade no fortalecimento da ciência forense no Brasil”.

A solenidade ainda contou com a presença do diretor operacional da PCI/PR, Ciro Pimenta; da diretora administrativa, Tatiane Prussak; e do diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre Lara.

Com informações da Agência Estadual de Notícias