Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

Vinhos & Viagens: ‘Os sonhos levam tempo: Norton celebra 130 anos’, por Patrícia Ecave

Em seu 130º aniversário, a vinícola reforça a paixão e o compromisso com a tradição argentina. Um legado que se projeta para o futuro, com a mesma essência que a viu nascer em 1895
2025-08-22 às 19:07
Foto: Roberto de Souza

Este ano a Norton completa 130 anos, um marco de paixão, criação de vinhos excepcionais e um profundo compromisso com a terra que os nutre. A Norton foi a primeira vinícola a se estabelecer no coração de Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina, ao sul do rio Mendoza, e pioneira no cultivo de variedades não tradicionais, como a uva austríaca Grüner Veltliner. Os vinhos da Norton são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Inspirada no conceito “Os sonhos levam tempo”, a vinícola convida a todos a celebrar não apenas uma história, mas uma filosofia de vida: a de cultivar os sonhos com constância e paixão. Porque, como o bom vinho, as grandes conquistas são construídas com o tempo.

Fundada em 1895 por Edmund Norton em Perdriel, a Norton nasceu para transmitir ao mundo a riqueza da terra e o caráter único do vinho argentino como emblema cultural. Impulsionados por esse desejo, eles criaram o primeiro vinho do país engarrafado na origem para sua comercialização. Décadas depois, em plena exploração estilística, elaboraram um Malbec lendário: o primeiro a ser vendido fora da Argentina, exportado para os Estados Unidos em 1974.

A Norton expandiu sua paixão para todos os cantos do mundo, mantendo o sonho vivo em cada garrafa, presente em mais de 72 países. Hoje, através de iniciativas de impacto social e ambiental, como suas práticas sustentáveis e programas de apoio comunitário em suas propriedades, a Norton continua reforçando seu compromisso com um futuro vitivinícola responsável e inovador.

“Este ano é significativo para a Norton, ao celebrarmos 130 anos de história. Fazer parte dela nos motiva a continuar impulsionando a inovação e a construir o futuro deste grande legado”, diz Tomás Lange, CEO da Norton. “Este marco nos lembra que os grandes sonhos são construídos com o tempo e, por isso, continuamos inspirando todas as pessoas apaixonadas do mundo a realizarem os seus”.

Para celebrar esta ocasião, foi criado um Malbec único a partir da colheita seletiva da parcela nº 3 da Finca Agrelo. O vinho se distingue por seu caráter elegante, cor profunda e aromas frescos de frutas vermelhas. Colhido à mão e envelhecido por 12 meses em barrica, este vinho não clarificado nem filtrado promete uma evolução excepcional para as aproximadamente 2.000 garrafas Magnum (1,5 litro).

Nesta semana a importadora Porto a Porto em Curitiba, recebeu um grupo de convidados para celebração dos 130 anos da Norton, em suas novas instalações e, a gastronomia ficou sob o comando de Ricardo Filizola e equipe. O encontro contou com a presença do renomado e premiado enólogo David Bonomi que falou sobre o trabalho desenvolvido pela vinícola nessa trajetória, sua preocupação com a sustentabilidade e a elaboração do rótulo especial para a comemoração desta data especial.

“Se algo o vinho nos ensinou é a importância do tempo e da constância”, afirma David Bonomi, enólogo-chefe da Norton. “Este ano é muito significativo para a Norton e me orgulha profundamente contribuir com um Malbec especial, concebido para comemorar nosso aniversário”, finaliza.

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.