O prefeito Eduardo Pimentel participou, na noite desta sexta-feira (22/8), da reunião presencial final do Fala Curitiba na Regional Boa Vista e agradeceu à população por escolher os dez serviços e obras que serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais da Prefeitura. Em um auditório lotado, na Rua da Cidadania do Boa Vista, a população mostrou que acredita no compromisso da gestão de uma administração municipal cada vez mais transparente e democrática.
“Esta é a semana mais importante para a gestão de Curitiba. Muito obrigado a toda a população dos 12 bairros que integram a Regional Boa Vista. Depois de trabalharem o dia todo, vocês vieram a esta reunião final do Fala Curitiba para escolher as intervenções e serviços que a Prefeitura começará a executar na região em 2026”, salientou Eduardo Pimentel.
A Regional Boa Vista é formada pelos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui.
O prefeito lembrou que, neste segundo semestre, já foram assinadas ordens de serviço para várias obras de ruas, calçadas e drenagem que foram eleitas pela população dos bairros da regional no ano passado.
“Por isso, esta votação final do Fala Curitiba é o dia mais importante da construção do orçamento do ano que vem para a regional. É onde se definem as prioridades daqui do Boa Vista”, reforçou Eduardo Pimentel.
As reuniões finais no Boa Vista e Matriz, na noite desta sexta-feira (22/8), encerraram os encontros realizados, desde a última segunda-feira (18/8), em todas as regionais da Prefeitura de Curitiba. Em cada uma delas, foram definidos os dez pedidos das comunidades locais que serão atendidos pelo município a partir do próximo ano.
Desde 2017, quando foi criado, o Fala Curitiba é uma ferramenta de participação democrática na gestão pública.
Para o líder comunitário e presidente do Conseg Abranches, Volnei Lopes da Silva, o programa da Prefeitura é uma forma de quem mora na região ser ouvido. “Mais que ninguém, somos nós que sabemos qual o problema que existe na nossa comunidade. É muito importante que todos participem para o resultado vir mais rápido”, afirmou Silva. Ele comemorou que seus três principais pedidos foram eleitos: ampliação das consultas especializadas e os aumentos do patrulhamento e das rondas das forças de segurança públicas (PM e Guarda Municipal).
Regina Taborda, presidente da Associação Esportiva Renovicente, do Santa Cândida, também comemorou muito que o aumento do patrulhamento e o incremento das rondas das forças de segurança foram eleitos entre os dez serviços e obras que serão incluídos na LOA de 2026.
“Vai ser muito bom para população do bairro esse reforço na segurança pública, com a PM e a Guarda Municipal mais presentes”, afirmou Regina, que reiterou que as demandas da população só serão ouvidas se todos participarem do Fala Curitiba.
Estiveram presentes a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o administrador da Regional Boa Vista, Reinaldo Boaron; e os vereadores Indiara Barbosa, Sargento Tânia Guerreiro, Renan Ceschin, Leonidas Dias e Hernani.
da assessoria