Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Telêmaco Borba aprova Plano Municipal de Saúde com foco em atenção básica, urgência e saúde mental

O documento ainda prevê mecanismos de monitoramento e ficalização popular
2025-08-25 às 17:59

A Prefeitura de Telêmaco Borba aprovou na última sexta-feira (22) o Plano Municipal de Saúde, documento que estabelece as diretrizes para a área nos anos de 2025 a 2029. O plano foi validado pelo Conselho Municipal de Saúde e traz como principais metas a ampliação da cobertura da atenção primária, o fortalecimento da rede de urgência e emergência, além de investimentos na saúde mental e em programas voltados a mulheres, crianças e idosos.

Entre os destaques está a previsão de expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF), com reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), contratação de equipes mínimas e multiprofissionais via concurso público e informatização do sistema municipal de saúde. O objetivo é elevar a cobertura da atenção básica de 60% para 75% até 2029.

Na área de urgência e emergência, o plano prevê a garantia de médicos plantonistas 24 horas em Unidades de Pronto Atendimento, manutenção da participação do município no SAMU e no Consórcio Intermunicipal de Saúde. O documneto também prevê a aquisição de novos equipamentos para agilizar atendimentos.

Outro ponto central é a saúde mental. O documento estabelece o fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ampliação das equipes médicas e multiprofissionais e a implementação de ações de prevenção ao uso abusivo de drogas.

O plano também dedica atenção especial à saúde da mulher, da criança e do idoso. Entre as metas, estão a redução da mortalidade materna e infantil, o fortalecimento das linhas de cuidado para gestantes e recém-nascidos. Programas específicos para o acompanhamento de idosos e de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer possuem destaque no plano municipal.

Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a necessidade de reforço no orçamento da saúde, buscando apoio estadual e federal. O documento ainda prevê mecanismos de monitoramento e participação popular, permitindo que a população acompanhe e fiscalize o cumprimento das metas.

Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins