Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Secretaria inaugura sede da Agência de Desenvolvimento Regional na UEPG

2025-08-25 às 18:29
Foto: Gabriel Miguel

A inovação tem a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) como casa. O Governo do Paraná e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) inauguraram a sede da nova unidade da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), na manhã do dia 21 de agosto, quinta-feira. O lançamento aconteceu na Sala dos Conselhos Helena Kolody, bloco da Reitoria. Com a inauguração da sede no Campus Uvaranas, junto à Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (Agipi), a Ageuni local atuará na promoção da inovação e na solução de problemas para empresas e serviços públicos em Ponta Grossa e municípios vizinhos.

A Ageuni é um programa estadual, coordenado pela Seti, cuja missão é aproximar as universidades estaduais das empresas, órgãos públicos e da sociedade, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que estimulem a cooperação para a elaboração de serviços e produtos inovadores, promovendo o desenvolvimento e a resolução de problemas socioambientais.

O objetivo do Programa é acelerar a competitividade econômica de todas as regiões do Paraná, por meio de projetos na área da infraestrutura, tecnologia e empreendedorismo, desenvolvidos nas universidades estaduais, por meio de suas agências de inovação, que operam como núcleos regionais para a Ageuni.

A cerimônia de inauguração da sede contou com a presença de professores e estudantes integrantes dos projetos incubados pela Ageuni na UEPG, que atuarão como agentes regionais de inovação; empresários e representantes das entidades parceiras do programa, entre elas a prefeitura municipal de Ponta Grossa, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também estiveram presentes pró-reitores, autoridades universitárias e o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg), Sinvaldo Baglie.

Em sua fala, o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, destacou a trajetória do programa, criado com o propósito de transformar as universidades estaduais em agentes para a promoção da inovação e a geração de riquezas para o estado e qualidade de vida para a população. “Obrigado a todos vocês, que confiam na UEPG e as nossas universidades estaduais como um espaço para criação de negócios e transformação social”, exaltou. Ele destacou o pioneirismo da iniciativa por unir diferentes instituições para o desenvolvimento econômico do estado.

A presença da Ageuni na UEPG representa um importante passo para estreitar relações com a sociedade, avalia o reitor, professor Miguel Sanches Neto. “O impacto da inovação na vizinhança, o bairro, a cidade e todo o estado é uma das nossas metas, enquanto universidade, e uma das bandeiras da nossa gestão. A Universidade hoje deve ocupar várias espaços na sociedade para promover sua transformação”, enfatiza. O vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, celebrou a inauguração da sede da Ageuni como um marco nas relações entre a instituição e a sociedade. “Temos que mostrar para a população que nossos pesquisadores altamente qualificados estão a serviço dela, comprometidos a dar respostas rápidas às suas demandas”, complementa.

“Este novo espaço físico representa o crescimento e a consolidação da inovação na UEPG em prol da sociedade. Mais que um edifício, é uma plataforma para impulsionar ainda mais nossas atividades”, celebrou o diretor da Agipi UEPG, professor Cezar Abud, que define a concretização dessa obra como o fruto de um esforço conjunto de instituições que acreditam no poder transformação da inovação. A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, representou a prefeita Elizabeth Schimidt na cerimônia e ressaltou o papel da Universidade ao produzir inovação, “tendo a Ageuni como a ponte com a comunidade. Mais que um prédio, hoje celebramos a materialização dessa ponte”.

Atuação

Com a presença da Ageuni desde 2023, a UEPG atua como um núcleo regional de fomento para a elaboração e execução de projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico para diferentes áreas do conhecimento, por meio da sua agência de inovação – a Agipi. A gestão da Ageuni é feita por um comitê estadual, que reúne representantes de setores empresariais e municípios de todo o estado, representantes da sociedade, e órgãos e secretarias estaduais – entre eles a Seti e a Fundação Araucária. Nos núcleos regionais da agência, o comitê gestor é composto pelas universidades estaduais, tendo seu reitor como presidente; municípios e empresas da região.

Empresas e prefeituras podem acessar os serviços da Ageuni e da Agipi UEPG para o desenvolvimento de projetos, por meio de editais de chamada pública divulgados pela Fundação Araucária. No site da Agipi está publicado edital para uma chamada pública que se encontra aberto. Uma vez elaborada a proposta, ela passa por análise dos comitês gestores regional e estadual e, após sua aprovação, vira um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) sob coordenação de um professor da UEPG e gestão de recursos pela Fauepg.

Atualmente, seis projetos de P&D são incubados pela Ageuni na UEPG, nas áreas de agricultura, saúde, tecnologia e engenharia. Outros projetos de abrangência estadual também são incubados na estrutura do núcleo regional da Ageuni, como: Agente Regional de Inovação, Jornada da Indústria-Jornada CT&I do Setor Industrial Paranaense, Projetek, Paraná Empreende Mais, Especializa PR e estão em execução os projetos do Programa Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação do Paraná.

Com a inauguração da nova sede da Ageuni, o futuro promete ser promissor para os projetos por ela encampados. “Com o apoio da estrutura da Ageuni, o Projetek pode ser expandido para atuar em projetos de maior envergadura, como projetos de urbanismo e planejamento territorial, ou até mesmo projetos de habitação social em escala. Com a experiência da Ageuni em empreendedorismo e inovação, o Projetek pode buscar parcerias com empresas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas”, explica a professora Marina Zaika, do Departamento de Engenharia Civil e coordenadora do Projetek na UEPG, projeto voltado à infraestrutura e apoio a municípios no desenvolvimento de obras públicas, que atendem direta e indiretamente trinta mil pessoas.

da assessoria