Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Urgente: Granizo destelha ao menos 56 casas e causa danos em Castro; veja

2025-08-26 às 10:39
Divulgação

Por Camila Souza com assessorias

A manhã desta terça-feira (26) foi marcada por chuvas intensas e granizo que causaram danos significativos (veja vídeo abaixo) em várias cidades dos Campos Gerais, com destaque para Castro. Por volta das 9 horas, uma forte chuva de granizo atingiu a cidade, causando destelhamentos e danos em estruturas. De acordo com informações do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Ponta Grossa, 56 casas foram destelhadas e equipes já estão distribuindo lonas para os moradores afetados. A Igreja Perpétuo Socorro, também em Castro, sofreu danos devido à força das chuvas e do granizo.

A Defesa Civil informou também que iniciou rapidamente o plano de contingência para atender às situações mais críticas, com foco na região Sul da cidade, onde os estragos foram mais intensos, afetando áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco. Na área urbana, os bairros Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco também foram impactados. Estragos em unidades de saúde, como a UBS Jeovah Ribeiro, Tronco e Araucária, além do setor de Fisioterapia da Vila Rio Branco, também foram registrados. Apesar dos danos, até o momento não há relatos de vítimas.

Alerta de chuvas intensas

Além de Castro, outras cidades da região dos Campos Gerais, incluindo Ponta Grossa, estão sob alerta de chuvas intensas, conforme comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, que segue até as 23h59 de hoje, prevê chuvas volumosas e ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 100 km/h. O Inmet também alerta sobre o risco de alagamentos e quedas de árvores. A população é orientada a tomar precauções, como evitar abrigos debaixo de árvores e estacionar veículos em áreas de risco.

Para emergências, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão disponíveis 24 horas.