Nesta quarta-feira (27/8), às 10h, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanham a reintrodução de animais silvestres reabilitados pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Distrito Federal (CETAS-DF) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A atividade será realizada na Chapada Imperial, propriedade particular que é também uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) cadastrada pelo Ibama, em Brazlândia (DF), e coroa o trabalho de recuperação e proteção da fauna nativa resgatada. Os animais são devolvidos ao meio natural após passarem etapas de cuidado clínico, atendimento veterinário, reabilitação física e comportamental com acompanhamento técnico especializado.
Entre as espécies que serão reintegradas, estão saruês, jabutis, saguis e diversos pássaros, incluindo araras.
Os animais chegam ao CETAS através de apreensões, operações de combate ao tráfico e resgates em caso de atropelamento, queimadas ou ataque humano.
Além da ministra Marina Silva e da primeira-dama Janja, estarão presentes o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a diretora de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini, assim como a equipe CETAS/DF e representantes da RPPN da Chapada Imperial.
Serviço
Data: 27 de agosto de 2025;
Hora: 10h;
Local: Fazenda Dois Irmãos, Setor de Chácaras, nº 01 Sul, Setor Tradicional, Brazlândia – DF.
da Secom