Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

Instagram lança Reels com senha; saiba como funciona

2025-08-27 às 09:15

O Instagram começou a liberar oficialmente uma nova funcionalidade que permite a publicação de Reels protegidos por senha, oferecendo mais controle sobre o acesso ao conteúdo. O recurso, que vinha sendo testado desde abril, já está disponível para parte dos usuários e deve ser ampliado gradualmente nas próximas semanas.

Com a novidade, vídeos publicados no formato Reels podem ser restringidos a um público específico, acessível apenas por meio de um código secreto. Quando um usuário tenta assistir a esse tipo de conteúdo, é exibido um aviso com a opção de inserir a senha. Apenas quem possui o código consegue desbloquear o vídeo.

A ferramenta é voltada principalmente a criadores de conteúdo, artistas, marcas e influenciadores que desejam compartilhar materiais exclusivos com grupos selecionados de seguidores, como fãs engajados ou clientes especiais.

No Brasil, a cantora Ludmilla foi a primeira artista a utilizar a novidade. Ela divulgou um Reel com senha como parte da campanha de lançamento da música Cam Girl, em parceria com a norte-americana Victoria Monét. A senha para acessar o conteúdo foi sugerida pela própria artista como sendo seu “nickname”.

Além de criar um sentimento de exclusividade, o recurso pode funcionar como estratégia de engajamento e fidelização. Bastidores de projetos, prévias de lançamentos e conteúdos segmentados são algumas das possibilidades já exploradas por criadores que testam a função.

Por enquanto, os Reels com senha seguem em fase de testes e devem ser disponibilizados de forma mais ampla em breve.