O prefeito Eduardo Pimentel discutiu, na tarde desta quinta-feira (28/8), o andamento das obras de mobilidade urbana e de macrodrenagem em execução na cidade, além de projetos que serão iniciados nos próximos meses. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Obras Públicas, durante mais uma edição do gabinete itinerante — iniciativa em que o prefeito deixa o Palácio 29 de Março (Centro Cívico) para despachar diretamente em uma das secretarias municipais, tratando dos assuntos específicos da pasta.
O encontro contou com a participação dos secretários municipais Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas) e Marc Sousa (Comunicação Social), do coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), Márcio Teixeira, além de equipes técnicas da Smop, Utag e Setran.
295 obras de pavimentação
Atualmente, a pasta coordena 295 obras de pavimentação — incluindo projetos estruturantes como o Inter 2 e as intervenções do BRT Ligeirão Leste/Oeste. Desde janeiro, já foram concluídos ou estão em andamento 181 km de obras em todas as dez regionais da cidade, superando a meta anual prevista no plano de governo, que é recuperar 125 km por ano e chegar a 500 km de vias revitalizadas até 2028.
“Estamos indo bem, mas temos muitos bons projetos que ainda serão tirados do papel. Parabéns, time, e vamos em frente para garantir uma cidade cada dia melhor para as pessoas viverem”, afirmou o prefeito.
Início de obras
Entre os pontos discutidos na área de mobilidade, estiveram os preparativos para o início, na primeira quinzena de setembro, das obras do Lote 2.3 do BRT Leste/Oeste, financiado pelo New Development Bank (NDB). O trecho contempla as canaletas da Avenida Sete de Setembro, desde a Marechal Floriano Peixoto até a Mariano Torres, no Centro, e segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até a Rua Zeila Moura dos Santos, no Cristo Rei. O projeto inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.
Também foram avaliados detalhes dos lotes do Inter 2 com obras em andamento; de seis grandes obras de macrodrenagem, entre elas a da galeria pluvial na Rua Eduardo Sprada e a construção de uma bacia de detenção no Rio Atuba.
“Paralelamente às grandes intervenções, seguimos com um ritmo intenso de serviços de drenagem. De janeiro a agosto, foram 1.661 serviços executados nos bairros”, explicou Luiz Fernando Jamur.
Sinalização
O planejamento das obras, com destaque para a sinalização e a comunicação antecipada para moradores e comerciantes, também foi tema da reunião. O prefeito reforçou com as equipes a necessidade de ampla divulgação dos desvios e bloqueios necessários, para a execução dos trabalhos.
“Sabemos que, temporariamente, essas intervenções alteram a rotina das pessoas, mas são situações passageiras que resultam em benefícios duradouros. Informar bem as pessoas é uma forma de reduzirmos esse impacto e precisamos fazer bem”, delegou Eduardo Pimentel às equipes.
Na área de iluminação pública, somente nos primeiros oito meses do ano, 13.256 pontos foram modernizados para o sistema LED — que ilumina melhor com menor consumo de energia. Hoje, Curitiba já alcançou 88% de modernização da iluminação pública.