O âncora William Bonner anunciou, nesta segunda-feira (01), que irá deixar a bancada do Jornal Nacional. O substituto será César Tralli, atual apresentador do Jornal Hoje.
A mudança deverá acontecer no dia 03 de novembro. Com a mudança, Bonner passará a apresentar o Globo Repórter em 2026, juntamente com Sandra Annenberg. Roberto Kovalick assumirá o Jornal Hoje.
A despedida causou emoção na edição do noticioso da Globo. Nas redes sociais, Bonner também já havia se manifestado sobre a saída. Leia:
“Esse aniversário do JN não tem número redondo, lançamento de livro, série especial de reportagens. E, mesmo assim, foi o que consumiu mais tempo pra ser preparado. Foram cinco anos, desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN. Precisamos superar a fase crítica da pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio das novidades.
E, finalmente, podemos todos conversar sobre essas conquistas e movimentos sem reservas. Alguns números ajudam a explicar meu desejo e minha necessidade de mudar de ritmo. São 29 anos e quatro meses de JN. Exatos 26 anos como chefe da equipe de editores, comandando reuniões, avaliando pautas, planejando edições, apresentando as notícias a milhões.
Nesse período, tornei-me pai, vi minhas crianças acharem que se tornaram adultos. Mudaram de endereço, até de país. Ser recebido pelo Globo Repórter me deixa honrado e gratíssimo. Todos os meus amigos me ouviram falar do sonho de integrar essa equipe quando pudesse deixar o JN.
De todos os programas do jornalismo já existentes quando cheguei à Globo, é o único em que nunca atuei, nem interinamente, em 39 anos. Lembro quando a Sandra Annenberg chegou lá. Amiga de décadas, cúmplice do meu sonho, que era dela também, Sandra me mandou mensagem carinhosa: ‘Cheguei antes, amigo. Te espero aqui!’ Ano que vem, estaremos juntos por lá. O Tralli receberá o carinho e o apoio merecidíssimo que o time do JN sabe compartilhar. E terei prazer de continuar colhendo até lá”.
Na Globo, Bonner apresentou praticamente todos os noticiários do canal: SPTV, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Fantástico e o JN por quase 30 anos. Além disso, é responsável pelas coberturas eleitorais desde os anos 1990.
por Carlos Augusto