Um enfermeiro de 39 anos foi vítima de agressão dentro de uma unidade básica de saúde (UBS) em Palmital, no centro-sul do Paraná. Um homem de 44 anos atacou o profissional com um facão, causou danos ao patrimônio público e proferiu ameaças antes de fugir.
De acordo com o portal RSN, o caso ocorreu na noite da última quarta (27), por volta das 19h, quando um veículo chegou à unidade com ocupantes solicitando atendimento médico. De acordo com o relato do profissional de saúde à equipe policial, ao se aproximar para prestar o auxílio, ele notou que um dos homens estava em estado de extrema agressividade, sendo contido pelo acompanhante.
Em dado momento, o agressor sacou um facão e tentou desferir golpes contra o enfermeiro. A vítima conseguiu desarmar o homem em um primeiro momento, mas o agressor retornou ao veículo, apanhou uma segunda arma branca e partiu novamente para o ataque.
Temendo pela vida, o enfermeiro correu e se trancou em uma das salas da unidade para se proteger. O agressor danificou portas da UBS e continuou a fazer ameaças contra o profissional. A vítima sofreu hematomas e escoriações, recebeu os primeiros atenddimentos, mas não foi hospitalizada.
Ao perceber que a Polícia havia sido acionada, o agressor entrou no veículo e fugiu do local. O homem foi preso.
A gestão do município lamentou o ocorrido em nota. Leia:
A Prefeitura Municipal de Palmital e a Secretaria Municipal de Saúde vêm, por meio desta, manifestar seu mais profundo repúdio ao lamentável episódio ocorrido no Pronto-Socorro Municipal, no período noturno, quando um profissional de enfermagem foi vítima de agressão física por parte de um paciente em surto, resultando em lesões ao trabalhador e em danos materiais à unidade.
Atos de violência contra profissionais de saúde são inaceitáveis e jamais podem ser tolerados. Nossos servidores dedicam-se diariamente ao cuidado da população, muitas vezes em condições adversas, merecendo respeito, segurança e valorização em sua missão de salvar vidas.
A administração municipal já está prestando todo o apoio necessário ao profissional agredido e reforça que medidas administrativas e legais serão adotadas para assegurar a integridade das equipes e a preservação do ambiente de trabalho.
Reiteramos nosso compromisso em garantir atendimento digno e seguro à população, ao mesmo tempo em que reafirmamos a defesa de condições adequadas de proteção e respeito aos trabalhadores da saúde.