Em um evento regional realizado nesta quinta-feira (4) na cidade de Ivaí, que reuniu prefeitos e autoridades para discutir pautas estratégicas como a segurança pública, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), ressaltou a liderança do município no número de novos guardas municipais no Paraná. A declaração foi feita em entrevista ao D’Ponta News durante o encontro. A gestora celebrou o avanço, fruto do planejamento e dos investimentos de sua administração.
Atualmente, Ponta Grossa possui cerca de 369 guardas civis municipais. Esse número deve aumentar para até 720 agentes, após a aprovação de um projeto na Câmara Municipal que cria 351 novos cargos para a Guarda Municipal. A medida segue a legislação federal e busca ampliar a capacidade de atuação preventiva na cidade. A prefeita destacou que a iniciativa é crucial para fortalecer a política de segurança local e valorizar os agentes que atuam na proteção da população.
A administração também convocou 100 novos guardas aprovados em concurso público. Eles já iniciaram o curso de formação com mais de 600 horas de aulas, que incluem legislação, técnicas de abordagem, primeiros socorros e controle de distúrbios. “Somos a cidade cm o maior efetivo de Guardas Municipais em todo o estado do Paraná, fazendo o número de crimes cair”, afirmou a prefeita. Ela pontuou que o maior efetivo de guardas municipais no Paraná “representa um marco importante para a cidade e demonstra que estamos investindo na proteção e bem-estar da população”.