Durante reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, realizada nesta quinta-feira (04) em Ivaí com a presença de secretários de Estado, o prefeito de Castro, Dr. Reinaldo, destacou os planejamentos para ampliar a segurança pública na região. Segundo ele, está em andamento um projeto para a criação de uma companhia independente da Polícia Militar.
Para o D’Ponta News, o prefeito contou que o projeto está sendo montado em parceria com o Governo do Estado, deputados e sete prefeitos dos Campos Gerais. Ele conta parte dos novos contratados seria direcionada ao atendimento dos municípios da região, que hoje dependem do efetivo de Ponta Grossa. “Então vindo [os policiais], Ponta Grossa vai aumentar o seu seu potencial também”, reforçou.
O projeto, no entanto, ainda aguarda aprovação do Governo do Estado. A expectativa do prefeito é que os novos policiais passem a atuar no último semestre de 2026, após a conclusão da formação. “Mas a gente estando com ela assegurada, nós vamos ter certeza vai triplicar o número de policiais da região”, pontuou o prefeito.
Durante o encontro, também foram apresentados os dados da Secretaria de Segurança Pública sobre a região, referentes ao período de janeiro a julho deste ano. O município de Castro registrou apenas um caso de homicídio em 2025.
O prefeito Dr. Reinaldo atribuiu a queda nos índices de violência ao trabalho conjunto das forças policiais. “Dobramos a Guarda Municipal, contratamos mais 20 guardas. Colocamos câmeras na cidade”, destacou. Ele acrescentou que, em cerca de 30 dias, a previsão é que toda a cidade esteja monitorada por câmeras de segurança.
Confira a entrevista:
Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins