Nesta terça-feira (9/9), representantes da Prefeitura de Curitiba receberam diretores do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal (Sismmac) para mais uma rodada de diálogo. Desta vez o tema principal foi a alimentação escolar, mas a pauta também incluiu quadro de servidores e condições de trabalho nas unidades da rede pública curitibana.
A reunião foi realizada sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) no Edifício Delta, no Alto da Glória, e integra os encontros promovidos com os sindicatos de servidores e as secretarias de Gestão de Pessoal e da Educação.
Participaram o superintendente Executivo da Educação, Giovani Vieira, servidores das áreas de Gestão Educacional e Logística da secretaria; a presidente do Sismmac, Diana de Abreu, e diretores do sindicato.
Refeições nas escolas
A Prefeitura de Curitiba serve, diariamente, cerca de 300 mil refeições nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), inclusive cardápios especiais preparados para crianças e estudantes com diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, vegetarianos, restrições por motivos religiosos, seletividade alimentar, intolerâncias e alergias a algum tipo de ingrediente.
O monitoramento da qualidade é constante e inclui formações periódicas para os profissionais envolvidos. Nutricionistas da SME acompanham todo o processo para o fornecimento dos cardápios, que ficam disponíveis no site da Educação e são elaborados pelas nutricionistas e preparados por empresas terceirizadas.
Para garantir a qualidade, a Gerência de Alimentação coordena o acompanhamento técnico diário de cada unidade, com apoio dos Núcleos Regionais da Educação.
Cada unidade educacional tem quatro profissionais previamente cadastrados para atestar a quantidade e qualidade dos alimentos.
O número de refeições diárias varia conforme a idade da criança e se ela está no período integral ou no regular. Crianças pequenas comem mais vezes ao dia no CMEI, por exemplo, já um estudante do Fundamental na escola regular (meio período) se alimenta uma vez ao dia na escola.
Nos CMEIs são oferecidas de quatro a cinco refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar).
Algumas crianças ainda mamam, então há lactários nos CMEIs. As mães podem utilizar o espaço do Mama Nenê ou deixar o leite.
Já os estudantes que permanecem em tempo regular nas unidades recebem uma refeição diária. E quem está no ensino integral recebe três refeições por dia.
Todos os cardápios das unidades da rede pública curitibana podem ser acessados AQUI, na opção “cardápios”.
As informações são da Prefeitura de Curitiba.