Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

Escritora Glória Kirinus participa de evento literário em PG

Debate integra o II Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, realizado pela Editora ABC Projetos Culturais
2025-09-09 às 19:04
Foto: Divulgação ABC Projetos Culturais

Nesta quinta-feira (11), às 19h, no Sesc Estação Saudade em Ponta Grossa, a escritora, poeta e educadora, Glória Kirinus, apresentará a palestra “Quando os Poetas Pensam a Educação”, com mediação de Neuza Helena Postiglione Mansani, da Academia de Letras dos Campos Gerais. A palestra integra a programação do II Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, realizado pela Editora ABC Projetos Culturais em parceria com o Sesc.

Glória Kirinus possui graduação em Turismo, Letras-Português, Letras-Espanhol, com especialização em Literatura Brasileira. É Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Letras. Atualmente, exerce a profissão como professora universitária, tradutora literária e é autora de livros infantojuvenis e teóricos nas áreas de Letras e Educação, totalizando 44 livros publicados.

Segundo a escritora, a temática da palestra surge a partir de poetas que pensam a Educação e que nos seus poemas revelam a ação educativa, como: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manoel de Barros, entre outros. Em relação à participação no evento, Glória relata estar muito feliz em voltar para Ponta Grossa, cidade de tantos leitores amados que a acompanham desde o seu primeiro livro, “O Sapato Falador”, lançado em 1985.

Glória Kirinus, professora e escritora, ainda conta que os alunos sempre conseguiram ver a poeta nas aulas de didática e a pesquisadora nos cursos de Letras, pois ambas são indissociáveis. A transição entre a profissional da literatura e educação é traduzida em dois livros teóricos escritos por Glória: “Synthoma de Poesia na Infância e Criança” e “Poesia na Pedagogia Freinet”, ambos da editora Paulinas.

Para a autora, as oportunidades de realizar esta palestra são sempre enriquecedoras,  principalmente no que diz respeito às perguntas dos participantes sobre este assunto: “os questionamentos do público me provocam novos capítulos de um livro teórico quando estou em plena produção reflexiva. Eles me situam no cotidiano da sala de aula atual. E isto é muito proveitoso. É como se eu fosse atualizada de imediato com os conflitos e descobertas do professor na sala de aula”, reflete.

Glória destaca a importância de ter Neuza Helena Postiglione Mansani, profissional inspiradora como mediadora da palestra, além de também pontuar o nome de Esméria de Lourdes Saveli, professora que a deu o título de poeta que pensa a educação, durante um seminário em Ponta Grossa.

Sobre o II Festival Gralha Azul

O evento é uma iniciativa da editora ABC Projetos Culturais, em parceria com o SESC Estação Saudade e Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e promoção da RPC. Foi aprovado pela Lei Municipal de Eventos Geradores de Fluxo Turístico e conta com patrocínio da empresa Continental.

Como parte da programação do evento, as autoras e ilustradoras desta edição irão participar de rodas de conversa sobre as 12 novas obras infantojuvenis lançadas, que estão disponíveis para consulta e download gratuito no site da Biblioteca Gralha Azul. O evento também conta com atividades interativas que oferecem uma abordagem inovadora às obras literárias. Confira a programação completa do II Festival Gralha Azul no Instagram da ABC Projetos Culturais.

Foto: Divulgação ABC Projetos Culturais