Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

Educação financeira: Escolas do Paraná adotam novas metodologias de ensino

Metodologia da Investeendo está sendo utilizada em colégios estaduais e auxiliando professores na disciplinas de educação financeira e empreendedorismo
2025-09-09 às 19:49
AEN

O Brasil possui mais de 78 milhões de pessoas endividadas, segundo levantamento feito pelo Serasa. Uma das maneiras de evitar que os dados se repitam no futuro é ensinar para crianças e adolescentes como não se endividarem. A Investeendo, startup que ensina educação financeira por meio da gamificação, atua com esse objetivo e, agora, expande a metodologia para colégios da rede pública do Paraná em parceria com a Secretaria da Educação do estado.

A primeira escola a receber os totens de gamificação com base na educação financeira e o jogo de tabuleiro “Desafio Empreendedor”, focado em empreendedorismo, é o Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba (PR). Cerca de 300 alunos do fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) receberam cartões para acessar o aplicativo por meio de máquinas que simulam caixas eletrônicos. Os alunos do 8º ano puderam participar também da dinâmica por meio do jogo físico e encaixar a metodologia nas aulas de empreendedorismo.

“Minha percepção sobre o jogo é que ele é uma prática muito boa para a gente levar na sala de aula. Ele é um excelente auxílio para uma disciplina (empreendedorismo) que não tem muita coisa prática dentro do RCO (plataforma de aulas da rede estadual de ensino). Enquanto fica apenas em questões teóricas, o jogo oferece uma perspectiva prática muito boa que a gente pode abordar junto com os nossos alunos de uma forma completamente lúdica, o que atrai a atenção deles”, destaca Luiz Miguel, professor de empreendedorismo do Colégio.

Ganho de moedas fictícias e troca por prêmios físicos

A dinâmica durou cerca de um mês e  os estudantes criaram uma microeconomia dentro do colégio, realizando tarefas e ganhando moedas para trocar por benefícios na “lojinha”. Entre os benefícios, os professores adicionaram algumas opções, como cinco minutos de consulta ou fazer a prova em dupla.

“A metodologia atua de forma transversal, o que significa que todos os professores, independentemente da disciplina, podem utilizar e se beneficiar aplicando a educação financeira para discutir tópicos curriculares. Antes de iniciar, todos receberam instruções e um material impresso com dicas e lições, e nossa equipe presta consultoria técnica e pedagógica para os profissionais da escola”, explica Sam Adam Hoffmann, CEO da Investeendo.

Uma das alunas que participou da dinâmica com os totens e aprendeu novos termos e estratégias alinhadas à economia e à educação financeira foi Alice Victória, estudante do 7º ano. “É um projeto muito criativo e que nos fez aprender muita coisa, porque hoje em dia muita gente fica endividada e perde dinheiro. Eu acho bom aprender desde pequeno para não ficar endividado no futuro”, afirma.

Lara Sophia Da Cruz Pereira, do 6º ano, também participou e se beneficiou dos itens da lojinha. “Eu ganhei prêmios e acho muito legal esses negócios de você poder comprar as coisas com seu próprio esforço. Isso é um apoio para você mesmo saber que é possível, além de ajudar a se esforçar nos estudos também. Achei muito divertido, porque você pode ganhar as coisas aprendendo”.

Metodologia estimula participação dos estudantes

Os alunos da rede pública de ensino do Paraná participam de um programa chamado “Desafio Paraná”, criado pela Secretaria da Educação e que consiste em lições de casa das disciplinas. Neste Colégio Estadual João Bettega, a adesão estava baixa, então um dos objetivos do aplicativo foi aumentar a participação, além de diminuir a evasão escolar, com o aumento da frequência.

Alan Pietro da Costa, aluno do 7º ano, conta que observou a dedicação dos colegas durante a dinâmica. “Foi uma experiência muito nova para nós, tendo que prestar mais atenção no que fazer, o que não fazer e ter responsabilidades de fazer as atividades que o professor manda. Deu para ver que os alunos estavam fazendo e se dedicando bastante para poder ganhar moedinha no investimento, além de estarem vindo mais pra escola, entregando o que o professor pede, tendo respeito e responsabilidade e realizando as tarefas”.

Sobre a Investeendo

A Investeendo é uma startup fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta de Matos e Mariana Motta de Matos, que une educação financeira e gamificação para transformar a relação de jovens com o dinheiro. Surgida de um encontro inusitado entre um professor da rede pública do Paraná e duas bancárias, a iniciativa já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros por meio de uma metodologia inclusiva baseada em jogos analógicos e aplicativos em totens digitais, implementada em mais de 40 instituições de ensino. Reconhecida por sua inovação, a Investeendo participou do programa Shark Tank Brasil, conquistando visibilidade nacional, foi a grande vencedora do 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, recebeu o prêmio em 1º no Inovativa como a melhor startup em educação e foi uma das startups que receberam o selo Latam de Inovação da América Latina.