Na altitude de El Alto, a Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo com derrota. Já classificado para o Mundial de 2026, o Brasil enfrentou a Bolívia e perdeu por 1 a 0.
O gol da vitória boliviana foi marcado aos 49 minutos do primeiro tempo por Miguelito. O atleta já foi preso em maio deste ano em Ponta Grossa, após um caso de racismo contra o jogador Allano, do Operário. O caso aconteceu em partida contra o América-MG, onde Miguelito teria proferido a expressão “preto do c…”, durante jogo válido pela sexta rodada da Série B.
Com o triunfo e a vitória da Colômbia por 6 a 3 sobre a Venezuela, a Bolívia garantiu o 7º lugar e conquistou vaga na repescagem, mantendo vivo o sonho de disputar sua primeira Copa do Mundo desde 1994.
O Brasil, por sua vez, terminou as Eliminatórias em 5º lugar, com 28 pontos, atrás de Argentina (38 pontos), Equador (29 pontos), Colômbia e Uruguais (28 pontos). O Paraguai, que somou a mesma pontuação da equipe brasileira, ficou com a 6ª e última vaga direta.
A Seleção teve 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas nesse período de Eliminatórias – no ciclo para a Copa do Mundo de 2022, o Brasil somou 14 vitórias, 3 empates e zero derrotas. Venezuela, Peru e Chile ficarão de fora do torneio mais importante do futebol mundial.
A próxima agenda da seleção será na Data Fifa de outubro, com amistosos contra a Coreia do Sul, no dia 10, e o Japão, no dia 14.
por Carlos Augusto