Começou nesta sexta-feira (12) o tão aguardado Festival de Primavera, que vai movimentar Castro e os Campos Gerais com música, gastronomia, exposições, campeonatos e atividades com dezenas de balões – que são os carros-chefe do evento. A cerimônia oficial de abertura aconteceu no Castrolanda Expo Center, palco do evento até o domingo (14), com uma decolagem coletiva de balões, colorindo o céu de Castro e encantando os visitantes e moradores.
A expectativa é de receber ao longo cerca de 30 mil visitantes e turistas, que vão movimentar também os hotéis e serviços do município e região. A programação é organizada, de maneira inédita, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e com apoio do Viaje Paraná – órgão de promoção do setor.
Serão três dias com atividades gratuitas culturais e educacionais, shows musicais, comidas e bebidas, produtos regionais e muitas outras opções. Confira a programação completa clicando aqui.
A solenidade inicial contou com a presença de autoridades, como o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos; o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; e o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso.
“Os eventos do turismo geram alegria, lazer e entretenimento. Hoje o setor é uma grande fonte de arrecadação para muitos municípios. Com uma programação dessa, conseguimos aquecer toda a cadeia que envolve o turismo, desde hotéis, postos de gasolina e muito mais. Esse é um setor bom para quem investe e o desenvolvimento dessa atividade no Paraná se deve muito ao Estado, aos municípios e à iniciativa privada, que entende esse alcance e importância”, ressaltou Leonaldo Paranhos.
“Não é só Castro. Os Campos Gerais como um todo ganham com essa programação. Por muito tempo a nossa região tem tentado desenvolver o turismo, mas, com a atual gestão, por meio da criação da Secretaria de Estado do Turismo e do Viaje Paraná, finalmente estamos conseguindo integrar tudo isso. Os Campos Gerais que devem receber uma média de 100 mil turistas por ano. Tenho certeza que em um futuro próximo, com ações assim, vamos passar de 1 milhão de visitantes anualmente”, ressaltou o prefeito Reinaldo Cardoso.
Os balões são o destaque, com voos cativos (quando o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo de forma limitada até 15 metros de altura para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar), voos livres e também balões instagramáveis.
Também acontece neste sábado (13) um Night Glow Show (show de luzes com balões) e a Copa Paranaense de Balonismo – etapa Castro, com competições em sete categorias. Com 50 balões, este é o segundo maior campeonato de balonismo do Brasil (em número de balões), atrás apenas da Copa realizada em Torres (RS), e o maior da história do Paraná.
da AEN