Desde o dia 23 de março, Ponta Grossa aderiu ao isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com isso, o fluxo de pessoas transitando pelas ruas da cidade reduziu significativamente. Como consequência, o número de ocorrências atendidas pelo 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros (2ºGB) registrou uma queda de 46% no município, principalmente nos casos relacionadas a acidentes de trânsito.
Os dados levantados pelo Corpo de Bombeiros, a pedido do portal D’Ponta News, mostram essa queda de atendimentos no período de 23 de março a 05 de maio de 2020. No ano passado, no mesmo período, os militares atenderam a 427 ocorrências. Nesse ano, o número caiu quase pela metade, fechando em 233 atendimentos — uma redução de 46% em relação a 2019.
Dentre os tipos de ocorrências que mais reduziram em época de quarentena, estão os acidentes de trânsito. Fazendo um comparativo entre os dias 23 de março a 05 de maio do ano passado com o mesmo período deste ano, é possível perceber a queda de 60% durante o isolamento social. No ano passado, os bombeiros atenderam a 35 atropelamentos e 143 colisões. Em 2020, foram 14 pessoas atropeladas e 77 colisões. Veja abaixo o comparativo entre os anos.
Texto: Igor Rosa | Colaboração: Michelle De Geus
Fonte: Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa | Foto: reprodução | arte: Jeffo Cruz