A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), a urgência do projeto de lei que trata sobre a anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A urgência do PL 2162/2023, de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (REP-RJ), foi aprovada por 311 votos favoráveis, 163 votos contrários e 7 abstenções. Esse requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos, como a aprovação das comissões.
Mais cedo, o presidente Hugo Motta se manifestou sobre a votação. “O Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito. O país precisa andar. Temos na Casa visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Cabe ao Plenário, soberano, decidir. Portanto, vamos hoje pautar a urgência de um projeto de lei do deputado Marcelo Crivella para discutir o tema”, disse.
Motta declarou que o projeto deverá ser substituído por um novo texto, para que alcance a maioria dos votos para a aprovação. “Se for aprovada, um relator será nomeado para que possamos chegar, o mais rápido possível, a um texto substitutivo que encontre o apoio da maioria ampla da casa”.
“Como Presidente da Câmara, minha missão é conduzir esse debate com equilíbrio, respeitando o Regimento Interno e o Colégio de Líderes”, finalizou. A declaração foi dada após Motta se reunir com líderes partidários na Residência Oficial da presidência da Câmara.
Hugo repetiu o discurso após a votação. Em seguida, o presidente da Câmara encerrou os trabalhos e convocou uma nova sessão extraordinária nesta quinta-feira (18).
por Carlos Augusto