Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025

Lula nega comemoração após a condenação de Bolsonaro à prisão

Presidente reforça o compromisso institucional do governo e descarta anistia ao ex-mandatário por tentativa de golpe de Estado
2025-09-18 às 14:11

Em entrevista à BBC News Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não comemorou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à prisão, resultado do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe de Estado.

Lula destacou que a decisão judicial, apesar de envolver o ex-mandatário, não deve ser motivo de celebração, e sim encarada com responsabilidade institucional. “Eu acho que não é para se comemorar o julgamento feito pela Suprema Corte contra um homem que cometeu muitos erros. O que é importante que as pessoas tenham clareza é que não foi um homem ou três homens que foram julgados”, declarou à BBC News Brasil.

Durante a conversa, Lula também reforçou seu posicionamento sobre a possível anistia ao ex-presidente, afirmando: “Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria.” No entanto, deixou claro que a proposta cabe principalmente ao Congresso Nacional, ressaltando a separação entre os papéis do Legislativo e do Executivo.

O presidente ainda comparou o processo envolvendo Bolsonaro com os próprios julgamentos que enfrentou no passado, reiterando que na sua condenação não houve provas concretas, enquanto no caso do ex-presidente “você tem provas concretas, você tem delações concretas, você tem documentos concretos escritos por eles. Então, não há como você tentar colocar que foi um julgamento político”, enfatizou.