Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025

União Brasil dá 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula

Partido dá 24 horas para que membros desocupem cargos de confiança; medida reforça oposição e ocorre em meio a investigações contra presidente da sigla
2025-09-18 às 16:01
Presidente do partido

União Brasil deu um prazo de 24 horas para que seus filiados deixem os cargos que ocupam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sob pena de prática de ato de infidelidade partidária. A decisão foi formalizada por meio de uma resolução aprovada por unanimidade pela executiva nacional do partido. Atualmente, o União Brasil tem cargos importantes na administração pública federal, incluindo o Ministério do Turismo, que é comandado por Celso Sabino, filiado ao partido.

A resolução determina que os filiados requeiram a exoneração dos cargos públicos de livre nomeação e exoneração ou funções de confiança que ocupam na administração direta ou indireta federal, com prazo de 24 horas para efetivação. O partido também prevê sanções disciplinares para quem não cumprir a ordem. A medida surge num contexto em que o União Brasil oficializou o afastamento da base governista, reforçando uma posição contrária ao atual governo Lula.

Além disso, a medida foi anunciada em um momento de tensão para o partido, com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, sendo alvo de investigação da Polícia Federal, que apura possíveis ligações com o crime organizado, o que o partido nega categoricamente, classificando as denúncias como infundadas.