A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) inaugurou nesta sexta-feira (19) sua sede própria, em Uvaranas, após quase 20 anos de obras. O evento reuniu autoridades, parceiros e a comunidade, entre eles a prefeita Elizabeth Schmidt (União); o presidente da Câmara Municipal, Julio Küller (MDB); o presidente da Apadevi, Luiz Carlos Carneiro Gomes; e Tatiana Belo, presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG).
A inauguração acontece no mesmo ano em que a Apadevi celebra quatro décadas de história, completadas em junho. A nova sede, localizada na Rua Pandiá Calógeras (frente 985), foi viabilizada com o apoio de entidades como Rotary Club Ponta Grossa Uvaranas, Prefeitura Municipal, Receita Federal, Sicredi, Instituto HSBC Solidariedade, Pontarollo, conselhos municipais e diversos colaboradores.Segundo Küller, “a inauguração desta sede representa um marco de dignidade e valorização, fruto de anos de dedicação coletiva e que agora garante melhores condições de atendimento para centenas de pessoas”.
Atualmente, a instituição atende 203 alunos com apoio de mais de 30 funcionários e quatro voluntários. Os serviços envolvem desde estimulação essencial, educação e reeducação visual, braile, soroban, orientação e mobilidade, até práticas de vida independente e suporte em Serviço Social e Psicologia. Ao longo de sua trajetória, a Apadevi já acolheu 4.674 pessoas, das quais 623 conquistaram autonomia e independência graças aos métodos desenvolvidos. Além do atendimento especializado, a associação promove atividades culturais, musicais e esportivas, incluindo artesanato, dança, atletismo, goalball, showdown, natação e pilates, reforçando seu papel na inclusão e no fortalecimento da cidadania.
Segundo o presidente da Apadevi, os atendimentos serão transferidos gradualmente da atual sede em Olarias para o novo espaço até dezembro, respeitando todas as exigências legais para garantir uma mudança segura e organizada.
Das assessorias.