No Dia Mundial de Limpeza de Rios, Ponta Grossa foi palco de uma mobilização exemplar em defesa da natureza. O Rotary Club Ponta Grossa Vila Velha, em conjunto com o 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), não mediu esforços e realizou a retirada de 1,5 toneladas de lixo das águas do Rio da Ronda, resíduos que, descartados de forma irregular, vinham comprometendo a vida do rio e o equilíbrio ambiental da região.
Segundo Lia Cunha, presidente do Rotary Club Ponta Grossa Vila Velha, o trabalho revelou uma realidade preocupante: fraldas, plásticos e todo tipo de dejetos foram encontrados e retirados do leito do rio, localizado em uma área habitada, o que reforça ainda mais a urgência de conscientizar a comunidade para atitudes responsáveis.
Além desta expressiva ação, a programação também contou com plantio de árvores e mutirões de limpeza em diferentes pontos da cidade, reforçando a importância de atitudes contínuas em prol da preservação
ambiental.
O evento que contou com o apoio do Sesc, deixou uma mensagem clara à comunidade: o descarte irresponsável de lixo é uma agressão direta à natureza e à saúde coletiva. Cada gesto de cuidado faz diferença e o exemplo do Rotary Ponta Grossa Vila Velha e do 13º BIB mostra que a união em torno de um propósito maior pode transformar realidades.