Um jovem motociclista morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo durante uma abordagem policial em Palotina, no oeste do Paraná. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (19), durante uma blitz de trânsito da Polícia Militar.
Segundo informações do portal RIC, a vítima foi identificada como Igor do Carmo, de 19 anos. Ele seguia para a casa da namorada quando foi parado na esquina das ruas Pioneiros e Vinicius de Moraes. Uma câmera de segurança registrou o momento em que os policiais deram a ordem de parada.
Nas imagens (veja abaixo) é possível observar que um dos agentes quase foi atingido pela moto do rapaz. Em seguida, a motocicleta parou e Igor caiu ao chão. Ele chegou a receber atendimento, mas não resistiu.
Em entrevista ao Balanço Geral Cascavel, da RIC, o irmão da vítima afirmou que Igor pode ter se assustado com a blitz e não representava risco que justificasse o disparo. “Não tinha necessidade. Não era necessário atirar nele. Fomos atrás de imagens de câmera de segurança e vimos que ele não agiu de forma ofensiva, pelo contrário. Ele agiu de forma defensiva, tirando do primeiro policial para não atingi-lo. Ele foi surpreendido com os dois entrando na via, mas quando tirou do primeiro, o segundo policial já chegou atirando nele. Mas meu irmão já estava parando a moto”, relatou Luan do Carmo.
A Polícia Militar informou, em nota, que o motociclista desrespeitou a ordem de parada, oferecendo risco à equipe e a terceiros, o que teria levado ao disparo. A corporação também confirmou que instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias.
Já os familiares contestam a versão oficial e pedem que os policiais envolvidos sejam afastados. “Eles alegaram que estavam fazendo uma blitz, mas estava totalmente descaracterizada. Quando viu os policiais entrando na via, se assustou e foi pego de surpresa. Antes dele conseguir parar a moto já estavam atirando nele. Buscamos o conforto para minha mãe, mas queremos o afastamento dos policiais e vamos entrar com uma ação contra ele”, disse o irmão da vítima.