Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025

Cursos de RH: opções e dicas para iniciantes

Procurando cursos de RH para alavancar sua carreira? Veja que tipo de curso você pode fazer, onde encontrar boas opções e como orientar a sua escolha.
2025-09-23 às 10:17
Foto: Pexels

Existem cursos de RH que podem acelerar o seu ingresso no mercado de trabalho? Sim! Principalmente se você aprender quais são as melhores práticas e ferramentas de gestão de pessoas, além de ficar por dentro das novas tendências em Recursos Humanos.

Da formação acadêmica aos cursos livres com certificado, são muitas as opções disponíveis nessa área. Por isso, reunimos as principais dicas para facilitar a sua escolha: tipos de curso, onde encontrar e o que considerar antes de fazer a sua matrícula. Confira!

Por que vale a pena fazer curso de Recursos Humanos?

Se você pretende trabalhar com Recursos Humanos, saiba que o aprendizado contínuo é muito valorizado pelas empresas. E uma boa maneira de demonstrar essa iniciativa é estudando os fundamentos da atuação como profissional de RH. Além disso, diplomas ou certificados de conclusão de cursos de RH podem aumentar a sua competitividade no mercado de trabalho.

Também é interessante se aproximar desse universo — e ainda turbinar a sua empregabilidade — ao fazer uma revisão de currículo com IA no Onlinecurriculo. Com isso, você vai receber um feedback de experts na área para aprimorar o seu CV e direcioná-lo ainda mais para o tipo de cargo que você pretende conquistar. Depois, é só atualizar as informações à medida que você fizer novos cursos ou conquistar experiências relevantes.

Quais são os tipos de curso de RH?

Os cursos de RH podem ser divididos por nível de ensino, modalidade (presencial ou ensino à distância) e tipo de abordagem (generalista ou específica).

Formação superior e pós-graduação em RH

Para formação superior em RH no Brasil, há opções de bacharelado (com duração média de quatro anos) e formação tecnológica (com duração média de dois anos). Já a pós-graduação em Recursos Humanos inclui especializações e MBAs. Para conferir se um diploma do curso é reconhecido no território nacional, você pode consultar o portal e-MEC do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Em nosso país, 95% dos diretores de Recursos Humanos contam com pelo menos uma pós-graduação — segundo o Perfil do CRHO brasileiro, conduzido pela Escola de Negócios Saint Paul e a Associação Brasileira de Recursos Humanos do estado de São Paulo. Essa é uma informação a considerar para seu planejamento de carreira no longo prazo.

Cursos livres na área de Recursos Humanos

Há diferentes cursos livres de RH que você pode fazer presencialmente ou online. Como eles não fazem parte dos programas de ensino para graduação, há opções de curtíssima duração e os cursos podem ser mais abrangentes ou focados em áreas específicas como recrutamento, gestão de benefícios etc. Antes de fazer a sua escolha, confira quais são os requisitos para receber a certificação.

Como escolher um curso de RH?

Para acertar na escolha de um curso de Recursos Humanos, é recomendável considerar os critérios a seguir e comparar as opções que fizerem mais sentido para você:

  • Carga horária e duração geral do curso
  • Conexão com o tipo de trabalho que você pretende desempenhar
  • Tipo de certificação emitida
  • Reputação do curso no mercado de trabalho
  • Requisitos para a matrícula
  • Custos envolvidos (incluindo mensalidades e deslocamentos, no caso de curso presencial)

Onde encontrar cursos de RH

Você pode encontrar cursos de Recursos Humanos em faculdades, empresas e instituições de ensino profissionalizante em todo o Brasil e até no exterior (se quiser estudar no idioma do outro país).

Por exemplo, há um curso técnico em Recursos Humanos na modalidade de ensino a distância no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Entidades como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) também costumam oferecer cursos livres no universo da gestão de pessoas.

Com uma boa pesquisa, também é possível encontrar opções de cursos online gratuitos ou com preços atraentes para complementar os seus conhecimentos na área — por exemplo, no portal de educação executiva da FGV Fundação Getúlio Vargas) ou em plataformas de ensino como Udemy, Coursera, edX e Khan Academy.

Também vale a pena conferir o catálogo da EVG (Escola Virtual de Governo), conectada ao Portal Gov.br. Apesar de não contar com módulos específicos para a formação em RH, essa é uma iniciativa voltada para aprendizado contínuo, autoconhecimento e desenvolvimento profissional. Lá não é raro encontrar conteúdo sobre temas relevantes para o seu início da carreira.

Além de entender melhor os processos de gestão de pessoas nas empresas, fazer cursos de RH pode ser uma ótima estratégia para lapidar o seu currículo e turbinar a sua empregabilidade na área de Recursos Humanos. Aproveite as dicas deste artigo e comece agora mesmo a sua busca!