Por: Amanda Martins
Nesta terça-feira (22), atleta brasileira Mayara Petzold superou Guo Jincheng, um grande ícone da natação paralímpica. O nadador chinês conhecido por uma técnica de nado em que se usa uma espécie de bolha de ar como escudo, não foi páreo para a jovem de 23 anos.
A nadadora conquistou o ouro na modalidade revezamento 4×50 medley misto 20 pontos. Junto de Samuel Oliveira, Tiago Oliveira e Alessandra Oliveira, Mayara conseguiu em um dia sete medalhas para o Brasil em Singapura.
Foto: Wander Roberto/CPB
Mayara nasceu com uma deficiência similar a nanismo (baixa estatura). Ela começou a praticar o esporte aos 13 anos, e chegou a Singapura com um bronze nas Paralimpíadas de Paris nos 50 metros borboleta S6 (classe para pessoas com comprometimento físico-motor). Já em Singapura, a atleta havia ajudado o Brasil a conquistar a medalha de prata no revezamento 4×50 livre misto 20 pontos, atrás da Ucrânia, sem a presença dos favoritos chineses.
Nesta terça-feira, a equipe chinesa entrou na competição para a disputa medley. Mayara abriu a última pernada com o Brasil na liderança, com 5s22 de vantagem para Guo. O chinês usou sua técnica de bolha de ar disparando, mas a brasileira fez sua melhor marca em sua carreira, conseguindo segurar a primeira posição por 0s68.