Por: Amanda Martins
Até o mês de setembro de 2025, cerca de 1.027 pessoas já normalizaram a sua intenção de ser doador de órgãos em diversos cartórios do Paraná através da AEDO (Ato de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos), e até o momento 769 solicitações pendentes de finalização.
Neste sábado (27) o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância nesse gesto, que pode salvar vidas.
Desde abril de 2024, todos que desejarem podem manifestar seu desejo de doar seus órgãos de uma maneira bem simples, online e gratuita. A AEDO, é um processo realizado digitalmente através da plataforma e-Notariado, acessada pelo seu site oficial. Assim que solicitar seu Certificado Digital Notarizado, é realizada uma videoconferência com um tabelião de notas, assinado digitalmente e assim podendo escolher quais órgãos deseja doar.
A AEDO integra oficialmente a Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultada a qualquer momento por profissionais de saúde credenciados no Sistema nacional de Transplantes. Esse documento pode ser revogado a qualquer momento pelo cidadão.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, foram registrado o total de 454 transplantes de órgãos sólidos transplantados de janeiro a julho de 2025, sendo 259 rins, 167 fígados, 20 corações e alguns transplantes combinados de pâncreas e rim ou fígado e rim. No ano de 2024, o Paraná se destacou como líder nacional de doações de órgãos, realizando um total de 2.500 transplantes de órgãos.