Por: Amanda Martins
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fará uma viagem à Arábia Saudita entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro para conhecer projetos de mobilidade, urbanismo verde, sustentabilidade e cidades inteligentes. A visita incluirá as cidades de Riyadh e Tabuk, com foco em soluções inovadoras que possam ser adaptadas aos municípios paranaenses.
Em Riyadh, Guto Silva terá encontros no Ministério das Cidades e Assuntos Municipais e na Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial (SDAIA), instituição que lidera o desenvolvimento de cidades inteligentes no país por meio do uso de big data e inteligência artificial. A agenda inclui ainda visitas ao Riyadh Metrô, maior projeto de mobilidade em construção do mundo; ao King Salman Park, um dos maiores parques urbanos globais; ao Diriyah Gate Project, que integra revitalização histórica com conceitos de smart cities; e ao King Abdullah Financial District (KAFD), distrito financeiro e tecnológico da capital.
Em Tabuk, cidade industrial de rápido crescimento, o secretário conhecerá o Projeto NEOM, uma mega cidade futurista em construção, que inclui a famosa The Line, uma cidade linear de 170 quilômetros, sem carros e 100% sustentável, voltada à tecnologia e inovação.
Guto Silva destaca a importância da viagem para firmar cooperação internacional e trazer referências modernas para o Paraná. “É uma imersão em um laboratório vivo de planejamento urbano, conhecendo o que há de mais moderno em gestão de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis. O Paraná já é referência em gestão pública no Brasil, e agora buscamos projetos que são referência mundial para avançar ainda mais”, afirmou o secretário.
A iniciativa faz parte de um esforço da Secretaria das Cidades de buscar experiências internacionais que possam ser adaptadas aos projetos locais, especialmente nas áreas de urbanismo inteligente, turismo e sustentabilidade.