Domingo, 28 de Setembro de 2025

Celso Sabino entrega carta de demissão do Ministério do Turismo

Celso Sabino entrega demissão do Ministério do Turismo sob ultimato do partido; saída marca o desembarque completo da sigla da base governista
2025-09-26 às 15:04
Reprodução

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, entregou seu pedido de demissão do cargo nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, em atendimento a uma determinação da Executiva Nacional do União Brasil. A decisão da sigla de romper com o governo Lula exigiu que todos os seus filiados deixassem imediatamente os cargos no Executivo, sob pena de expulsão por infidelidade partidária.

Sabino, sendo deputado federal pelo União Brasil e ocupava a pasta desde julho de 2023 , vinha tentando negociar sua permanência até a realização de eventos estratégicos, como a COP 30 em Belém. Contudo, não obteve sucesso na negociação. Ficou acordado com o presidente Lula que o ministro permanecerá no cargo até a primeira semana de outubro, para acompanhar a inauguração de obras ligadas à conferência.

A saída de Sabino é a última de um representante do partido no primeiro escalão e marca o desembarque oficial do União Brasil da base governista. O partido deu um ultimato de 24 horas para que seus filiados se afastassem das funções.