Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025

Papa Leão XIV critica políticas migratórias de Donald Trump e as classifica como “desumanas”

Sua Santidade destacou em seu primeiro discurso a diplomatas a necessidade de respeito e dignidade aos imigrantes
2025-09-30 às 19:56
Foto: Reprodução/Vatican News

Por: Amanda Martins

Nesta terça-feira (30), o papa Leão XIV classificou como “desumanas” as políticas migratórias adotadas pelo governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Em declaração a jornalistas em Castel Gandolfo, residência papal próxima a Roma, o pontífice questionou se tais medidas estão de acordo com os princípios pró-vida defendidos pela Igreja Católica. “Alguém que diz que é contra o aborto, mas concorda com o tratamento desumano de imigrantes nos EUA, não sei se isso é pró-vida”, afirmou.

Segundo o Portal Metrópoles, as críticas do papa reforçam um posicionamento já sinalizado anteriormente. No início do ano, após o conclave, Leão XIV destacou em seu primeiro discurso a diplomatas a necessidade de respeito e dignidade aos imigrantes. Na ocasião, recordou sua própria trajetória: “Minha própria história é a de um cidadão, descendente de imigrantes, que, por sua vez, optou por emigrar”.

O pontífice também ressaltou que “ninguém se isenta de se forçar para garantir respeito e dignidade de cada pessoa, principalmente aquelas mais frágeis e vulneráveis”.

Leão XIV é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e também o primeiro da história da Igreja Católica moderna com dupla nacionalidade.