A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC), titular da Comissão de Saúde da Câmara, destacou nesta semana uma importante conquista para as mulheres catarinenses: a partir deste mês de outubro, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo Implanon. O método pode custar até R$ 4 mil na rede privada.
“O Implanon tem duração de até três anos e é considerado hoje o método contraceptivo mais eficaz. Essa é uma medida que amplia a autonomia das mulheres, garantindo acesso universal e gratuito a um recurso seguro, moderno e de alta eficácia”, afirmou Ana Paula.
O que é o Implanon
O Implanon é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço que libera hormônios de forma contínua, evitando a gravidez de maneira simples e segura. Reconhecido internacionalmente, é considerado um dos métodos mais modernos de planejamento reprodutivo.
Primeira fase em Santa Catarina
Nesta etapa inicial, 34 municípios catarinenses serão contemplados com a oferta do Implanon e capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde: Araquari, Araranguá, Balneário Camboriú, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Içara, Imbituba, Indaial, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, Navegantes, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São José, Tijucas, Tubarão, Videira e Xanxerê.
Compromisso do Governo Lula
Ana Paula Lima reforçou que a medida é resultado do compromisso do governo Lula e do Ministério da Saúde com a saúde integral das mulheres brasileiras. “Esse é mais um passo concreto para reduzir desigualdades, ampliar o acesso à saúde e garantir dignidade às mulheres. Santa Catarina está entre os estados beneficiados desde o início, e isso mostra a seriedade com que o governo federal trata a vida e o futuro das brasileiras”, destacou.
da assessoria