Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025

Ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro é detido na Itália

2025-10-01 às 14:34
Foto: Reprodução

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), foi detido nesta quarta-feira (1º) pela polícia italiana. Segundo sua defesa, a detenção ocorreu para possível aplicação de medida cautelar de restrição de circulação, e ele deverá ser liberado em seguida para retornar à sua residência no país.

Tagliaferro está na Itália há alguns meses e, em agosto, teve sua extradição solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto vazamento de mensagens trocadas entre servidores do gabinete do magistrado.

O ex-assessor, conforme a CNN Brasil, atuou também como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a gestão de Moraes. Em setembro, ele participou por videoconferência de audiência no Senado Federal, na Comissão de Segurança Pública, onde fez acusações contra o ministro, afirmando que documentos teriam sido adulterados para justificar ações da Polícia Federal.

De acordo com o relato do ex-assessor, um laudo técnico teria sido produzido após a realização de uma operação policial, mas a data do documento teria sido retroativamente alterada. Segundo ele, a mudança teria como objetivo evitar que a ação da PF parecesse baseada unicamente em informações divulgadas pela imprensa.

Em resposta, o ministro Alexandre de Moraes negou as acusações. Por meio de nota oficial divulgada por sua assessoria em setembro, afirmou que todos os procedimentos foram realizados de forma regular e dentro dos parâmetros legais.