Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025

Dia de Arte para Todos leva teatro a áreas periféricas e rurais de PG

2025-10-01 às 14:55

As apresentações gratuitas de teatro da segunda etapa do projeto Dia de Arte para Todos em comunidades periféricas, áreas rurais e instituições voltadas para pessoas com deficiência e neurodivergentes de Ponta Grossa recomeçam nesta quinta-feira (02). Os espetáculos promovidos pelo Grupo Dia de Arte são gratuitos e têm como objetivo democratizar o acesso à cultura na cidade. A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná e recebeu recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Michella França, diretora do Grupo Dia de Arte, conta que a recepção da primeira etapa do projeto nas comunidades quilombolas e regiões periféricas foi extraordinária, o que resultou em pedidos para novas apresentações. “É um público que raramente tem acesso a produções artísticas e agora está tendo a oportunidade de vivenciar a arte e seu poder transformador de maneira gratuita e acessível”, comemora. Ela acredita que este novo ciclo de apresentações é uma forma de continuar estabelecendo uma conexão das pessoas com a cultura. “A importância de levar a arte para todas as pessoas é tão grande, não somente para quem assiste, mas também para nós artistas que temos como princípio levar algo que reflita, discuta e divirta”, frisa.

Para Michella, o contato direto com o teatro desperta o senso crítico, estimula a criatividade e promove discussões importantes para a comunidade. “A arte é uma ferramenta vital de inclusão e sensibilização. Além disso, ela gera reflexões sobre temas importantes, como direitos humanos, inclusão social, diversidade e cidadania, meio ambiente e outras questões sociais relevantes”, enumera. Ela acrescenta que os espetáculos são adaptados ao contexto social de cada localidade, buscando gerar uma experiência ainda mais significativa e transformadora.

Inclusão e democratização

O diretor do Grupo Dia de Arte, David Dias, explica que as apresentações são inclusivas e contam com uma equipe de profissionais qualificados em Libras e audiodescrição. Ele destaca que a equipe responsável pelo projeto participou de diversas oficinas, o que permitiu que a descrição dos personagens e dos cenários das peças fosse incorporada aos espetáculos. Dessa forma, as peças também são acessíveis ao público surdo, cego ou com baixa visão. “Essa abordagem garante que os aspectos visuais das apresentações sejam compreendidos por todos, promovendo uma experiência cultural mais inclusiva”, frisa.

O poder transformador da arte também é salientado por David. “Nós acreditamos que todos têm o direito de acesso à arte, independentemente de onde vivem”, afirma. “A arte tem o poder de conectar pessoas, inspirar mudanças e fortalecer laços comunitários. Garantir que a cultura alcance todos os territórios é um passo importante para construir uma sociedade mais justa, diversa e consciente da riqueza de suas expressões artísticas”, reflete.

Apresentações incluem sete peças diferentes

Entre os dias 02 e 17 de outubro, o Grupo Dia de Arte irá realizar 10 apresentações gratuitas dos espetáculos “Entre o sol e a lua”, “Aí! Sumiram os brinquedos”, “Heróis da Natureza”, “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”, “Memórias”, “Uma aventura no mundo dos livros” e “Querem acabar comigo”. As peças serão exibidas para os alunos do Colégio Estadual Santa Maria, Escola Municipal Padre José Bugatti, Escola Municipal Armida Frare Gracia, Escola Municipal Lúcia Pacher, Escola Municipal Guitil Federmann, CMEI Profª Lindamara Paciesny e Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG). A programação se divide entre apresentações nas instituições e no espaço do grupo, localizado no bairro Santa Maria.

Em sua primeira etapa, realizada no mês de julho, os espetáculos passaram pela Comunidade Quilombola Santa Cruz e Quilombola Sutil, Ocupação Urbana Ericson John Duarte, MST Emiliano Zapata, APAE e Associação de Proteção aos Autistas (APROAUT).

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

02/10
09h – Escola Municipal Guitil Federmann – Peça: “Heróis da Natureza”
14h – Escola Municipal Padre José Bugatti – Peça “Entre o sol e a lua”

03/10
08h – Colégio Estadual Santa Maria – Peça: “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou” (no Espaço Dia de Arte)

07/10
08h – Colégio Estadual Santa Maria – Peça: “Memórias” (no Espaço Dia de Arte)

09/10
09h – Escola Municipal Lúcia Pacher – Peça: “Uma aventura no mundo dos livros”
14h – CMEI Profª Lindamara Paciesny – Peça: “Ai, sumiram os brinquedos!”

10/10
08h – Colégio Estadual Santa Maria – Peça: “Querem acabar comigo” (no Espaço Dia de Arte)

16/10
09h – Escola Municipal Guitil Federmann – Peça: “Uma aventura no mundo dos livros”
14h – Escola Municipal Armida Frare Gracia – Peça: “Entre o sol e a lua”

17/10
14h – Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG) – Peça: “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”

da assessoria