Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024

Vereador Valtão presta homenagem ao heroísmo do trabalhador rural na Câmara Municipal de PG

2020-05-25 às 18:02

Na tribuna, vereador aproveitou o Dia do Trabalhador Rural para parabenizar a classe e chamar a atenção para mais investimentos públicos no campo.

O vereador Walter José de Souza, o Valtão (PRTB), usou a tribuna da Câmara de Ponta Grossa para lembrar o Dia Nacional do Trabalhador Rural, comemorado nesta segunda-feira (25). Valtão ainda pediu que o poder Executivo realize mais investimentos no campo, setor que movimenta boa parte da economia local.

“É o agronegócio que sustenta esse país e esse povo. É graças ao trabalhador rural que o brasileiro pode receber o alimento em casa. E através da receita do campo, podemos investir em Saúde, Educação e em tantas prioridades que o povo precisa”, afirmou. Valtão ainda lembrou que o setor representa cerca de 15% do orçamento líquido do município – em torno de R$ 150 milhões – e que o agronegócio, de maneira geral, é responsável direta ou indiretamente por 60% do orçamento de Ponta Grossa.

“No Paraná o setor emprega mais de 840 mil pessoas e é responsável por 70% das nossas exportações. Tudo isso faz com que o Estado seja um dos maiores produtores de soja, milho, trigo, feijão e leite do país, além do destaque para a cadeia suína, aviária, da seda e da erva-mate”, apontou o vereador.

Ao final do discurso, Valtão chamou a atenção para os recursos produzidos no campo e que voltariam ao campo, como benefícios ao trabalhador rural. “São recursos que todos os municípios devem ter no orçamento, para manutenção das estradas rurais, por exemplo, que é o que o trabalhador mais precisa. Em Ponta Grossa é destinado pouco mais de R$ 3 milhões para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Não dá para fazer quase nada, nem sequer a manutenção das estradas rurais para escoar nossa safra”, disse.

O vereador ainda cobrou mais investimentos dos gestores públicos no setor. “Dentro deste cenário, o trabalhador rural é um verdadeiro herói. É ele quem dá a cara ao sol, à chuva, à geada e a tantas outras coisas para produzir o alimento”, destacou.

Informações/Imagem: Assessoria de Imprensa