Sábado, 28 de Setembro de 2024

Prefeitura suspende temporariamente renovação da isenção de idosos no transporte público

2020-06-05 às 09:56

Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel reforçou a importância da suspensão temporária da renovação do cadastro de isenção dos idosos no transporte público.

A medida foi anunciada na noite de quinta-feira (4) após a Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmar 12 novos casos de coronavírus no município. “Com essa notícia do aumento dos casos em Ponta Grossa, nós também nós preocupamos com as pessoas de mais idade”, frisa.

Rangel destacou que a renovação é anual e os idosos precisam ir pessoalmente até a AMTT para renovar os seus cartões. “Os idosos precisam ficar na fila e com pandemia isso é mais perigoso. Já imaginou os idosos ficarem na fila? Não dá, não tem jeito”, justifica.

De acordo com o prefeito a suspensão tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas vulneráveis no centro da cidade. “Nós queremos evitar que essas pessoas se contaminem andando pelas ruas e, infelizmente, neste momento, a chance é contaminação é muito alta”, justifica.

Para que os idosos possam utilizar o serviço, serão abertas exceções com a carteira de identidade. “Se você precisar [utilizar o transporte público], com muita urgência, o teu direito não será cerceado, mas você vai precisar apresentar a carteira de identidade”, garante. “Mas são exceções. A nossa intenção é realmente diminuir a circulação de pessoas de alto risco nas ruas. Se você puder, fique em casa”, alerta.

Rangel reforçou que os idosos não serão impedidos de utilizar o transporte público. “Não está proibida a circulação, mas estamos incentivando as pessoas a ficarem mais restritas. Estamos pedindo para que as pessoas com mais de 60 anos não saiam nos próximos dias, mas elas podem usar o ônibus para casos excepcionais e de maneira emergencial”, enfatiza.