Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Prefeito de Carambeí não descarta ‘lockdown’ se casos aumentarem demais no município

2020-06-10 às 22:07

Com 11 casos confirmados de coronavírus e uma morte pela doença, o município de Carambeí pode passar por uma fase de endurecimento nas medidas de proteção contra o vírus. Na noite desta quarta-feira (10), em entrevista ao programa ‘JB Urgente’, apresentado por João Barbiero no portal D’Ponta News, o prefeito Osmar Blum disse que não descarta decretar lockdown no município se os casos de covid-19 aumentarem demais.

Lockdown é uma expressão que significa confinamento ou fechamento total. Trata-se da medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social. “Estamos conversando com a equipe de Saúde da Prefeitura e os com outros secretários, e, se os casos continuarem aumentando, a gente vai tomar uma atitude, infelizmente, talvez até de lockdown‘, diz Blum.

Na avaliação do prefeito, parte da população local ainda não entendeu o significado de distanciamento social. “Nós estamos falando de pessoas, de empregos, mas estamos falando de vidas, e aí você tem que ir com a polícia para fechar estabelecimentos, porque o povo não entendeu o que é distanciamento social. Algumas pessoas estão se cuidando, e uma pessoa que elas nem conhecem vai acabar passando [o vírus] para elas”, aponta.

Blum, no entanto, faz questão de frisar que diversas empresas e estabelecimentos comerciais do município “estão levando bem a sério a questão do cuidado”. “O nosso comércio é forte, e o pessoal aqui das indústrias está cuidando dos seus colaboradores. As indústrias estão tomando cuidado no transporte, na hora do almoço, enfim, de todos os seus colaboradores”, afirma.

Fechamento

Após o aumento de casos e a primeira morte por covid-19, o Comitê de Combate e Prevenção ao Coronavírus do Município de Carambeí se reuniu nesta terça-feira (9) para definir novas ações de enfrentamento, resultando no novo decreto municipal 84/2020. Dentre as novas determinações, estão o fechamento de bares e lanchonetes, cafeterias e casas de tortas, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniências, academias e igrejas.

Também está proibida a circulação e permanência de crianças em espaços públicos destinados ao lazer e ainda em estabelecimentos comerciais.

Permitido

Segundo o decreto, lanchonetes, cafeterias e casas de tortas, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniências poderão atender exclusivamente e obrigatoriamente pelo serviço de entrega na modalidade delivery. Os restaurantes deverão funcionar das 11h às 15 horas e deverão obrigatoriamente obedecer ao distanciamento de 2 m entre as mesas. Em relação às igrejas, ficam suspensas todas as atividades religiosas que promovam qualquer contato pessoal.

Penalidades

O decreto tem validade de 15 dias e pode ser prorrogado por critério do Comitê de Combate e Prevenção ao Coronavírus do Município de Carambeí. O documento prevê ainda sanções ao descumprimento que podem levar à cassação de licença de funcionamento e multa no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento.

Veja a entrevista completa:

Ao vivo: JB Urgente com os prefeitos de Castro e Carambeí

Ao vivo: JB Urgente, com João Barbiero.Entrevista com os prefeitos Osmar Blum (Carambeí) e Moacyr Fadel (Castro)

Posted by D'Ponta News on Wednesday, June 10, 2020

Por Rafael Guedes | Foto: Reprodução Facebook