Domingo, 10 de Novembro de 2024

Acadêmico da UEPG é finalista de maratona tecnológica promovida pela Nasa

2020-06-12 às 10:20

Um acadêmico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ajudou a desenvolver um projeto que foi eleito finalista de uma maratona virtual da Agência Espacial Norte Americana (Nasa, na sigla em inglês). O jovem Heryvelton Martins, estudante de Jornalismo, está participando de um projeto que pretende transformar o lixo reciclável em distribuição de água potável aos mais necessitados.

Projeto

O projeto se chama ‘CashBack Water’ e foi o finalista na categoria ‘Nova Perspectiva’ do evento ‘Nasa Space Apps Challenge Brazil’, evento que visa encontrar soluções para alguns dos problemas causados pela pandemia do coronavírus. A equipe por trás do projeto conta com seis participantes.

A iniciativa consiste em um aplicativo que indica pontos de coleta de lixo reciclável no local onde se encontra o usuário. A cada depósito nesses pontos, o usuário ganha um crédito para trocar por água potável. Quem baixar o aplicativo também poderá doar os pontos para qualquer comunidade carente do mundo. O projeto começou com a formulação da ideia, passou pela problematização e resultou na criação do protótipo, apresentado aos jurados.

Programa

O programa desenvolvido pela Nasa faz parte de uma maratona tecnológica, em que cada equipe tem 48 horas para elaborar projetos que tragam soluções aos problemas da pandemia da Covid-19. Os integrantes fizeram o trabalho todo por meio da internet, conversando entre si e respeitando o isolamento social.

Fase brasileira

A etapa atual foi a brasileira, que contou com cerca de 6 mil inscritos, de 500 equipes, de mais de 700 municípios brasileiros. A maratona elegeu 12 finalistas que vão participar da etapa mundial do programa.

Os vencedores serão divulgados em agosto. A premiação é um convite para visitar o Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos.

Foto: Agência Brasil