Na tarde deste sábado (13), a Prefeitura de Curitiba publicou, em edição extra do Diário Oficial, o Decreto 774-2020, que prevê novas regras para atividades comerciais e o uso do aparelho público na cidade. A intenção é aumentar o isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus.
Entre as novas medidas decretadas pelo prefeito Rafael Greca, está a suspensão do funcionamento de academias e de outros empreendimentos ligados a atividades físicas, enquanto a cidade estiver na situação de Risco Médio de Alerta – Bandeira Laranja.
Em maio último, as academias haviam ganhado respaldo do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para reabrir. Embora não proibisse o funcionamento desses negócios, o governo do estado orientava que não se reabrisse. Com o novo decreto, voltam a fechar.
Aumento intolerável
A publicação do decreto foi motivada pelo aumento expressivo de casos confirmados de coronavírus na capital do estado. “Temos um aumento [de casos] muito acima do tolerável. Não é tolerável vir aqui todo dia anunciar mais três ou quatro mortes. Houve um relaxamento em todos os setores”, disse a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, ao anunciar a veiculação do documento.
O boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), emitido neste sábado (13), informa que há 1.676 casos confirmados e 76 mortes pela covid-19 em Curitiba. Do total de casos, 625 já estão recuperados.
Para ler o decreto na íntegra, clique aqui.
Por Rafael Guedes | Foto: Reprodução