Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Quaresma: Entenda qual o real significado da penitência nesta época

2020-03-04 às 19:27
Foto: André Waiga

Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, data importante no calendário litúrgico dos Católicos. Para lembrar o sofrimento de Jesus no deserto, nesta época os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual, realizando penitências. “A quaresma é um tempo de penitência, de revisão de vida e de conversão. Por isso a a igreja propõe que a pessoa faça gestos concretos de fraternidade”, explica o padre Edvino Sicuro, da paróquia do Rosário em Ponta Grossa.

O religioso explica que quando a Igreja instituiu o jejum da carne era para demonstrar uma mortificação, lembrando os sacrifícios feitos por Jesus. “No entanto, não adianta eu deixar de comer carne se eu não tomar o valor daquela carne e oferecer para alguém”, complementa. “Isaías também diz que o verdadeiro jejum consiste em quebrar as algemas da opressão, libertar os cativos e alimentar os pobres”, lembra o padre.

Para Liciane Kaust, católica adepta das penitências, o sacrifício feito neste período é uma forma de “limpar o corpo e o espírito”. “É como se nesses dias você sacrificasse algo que você gosta por um bem maior”, explica. Ela ainda conta que este ano seu jejum será de refrigerante. “Existem pessoas que fazem de carne, de bebida alcoólica e até mesmo de chocolate. Eu optei pelo refrigerante porque é algo que realmente me faz falta, e se no for assim não faz sentido a penitência”, complementa.

Este ano o período da quaresma vai de 26 de fevereiro a 09 de abril. Depois seguem-se três dias de preparação para a Páscoa, no dia 12 de abril, que na religião católica representa o renascimento de Cristo.