Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024

Corticoide estudado pela Universidade de Oxford pode ser usado para tratar Covid-19 em PG

2020-06-17 às 09:07

Na manhã desta quarta-feira (17) o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, confirmou que o anti-inflamatório Dexametasona, estudado pela Universidade de Oxford, poderá ser usado no tratamento de pacientes com coronavírus em Ponta Grossa. O medicamento está disponível no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, referência no tratamento da doença em toda a região.

Na tarde de ontem (16), pesquisadores da Universidade de Oxford anunciaram que o  anti-inflamatório Dexametasona é capaz de diminuir o número de óbitos causados pela covid-19. O estudo realizado com mais de 2 mil pacientes selecionados randomicamente mostrou uma redução das mortes em 35% para pacientes que precisavam de tratamento com respiradores e 20% para os que precisavam de suporte de oxigênio. 

“Nós temos sim o medicamento aqui no Hospital Universitário. Também temos os melhores profissionais e eles podem sim ministrar”, confirma Rangel. O prefeito alerta que o uso do medicamento depende da indicação médica. “Se for necessário eles [os médicos] vão aplicar, mas depende, claro, do médico responsável. Quem deve fazer a indicação é o profissional que estudou e está preparado para isso”, enfatiza.

Rangel destaca que o medicamento não previne a doença e deve ser utilizado apenas em pacientes em estado grave. “Importante dizer que não é para qualquer pessoa. Não adianta sair agora e ir lá na farmácia querer comprar o corticoide. O medicamento não funciona para casos leves e moderados, só pode ser ministrado em leitos de UTI em casos bem graves”, alerta.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.