Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024

Ponta Grossa tem nove pacientes na UTI da ala Covid-19 do Hospital Regional

2020-07-06 às 08:24

Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comentou que a ocupação dos leitos de UTI disponíveis exclusivamente para o tratamento de Covid-19 no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) chegou a 80%, com nove pacientes de Ponta Grossa.

Rangel demonstrou preocupação com os números. “Normalmente nós anunciamos dois ou três, no máximo quatro, pacientes de Ponta Grossa na UTI. Hoje nós temos nove pacientes de Ponta Grossa na UTI do Hospital Universitário”, lamenta.

O prefeito explica que a o número de pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a ocupação dos leitos de UTI são sinais de referência que ajudam a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa a monitorar o avanço da doença no município. “Nós sabemos que existem pacientes internados em outros hospitais, mas nós precisamos ter um sinal de referência. Hoje as nossas referências são a UPA e os leitos de UTI do Hospital Universitário”, justifica. 

“Aumentou o número de casos de pessoas que foram até a UPA devido a sintomas, a gente começa a monitorar. Quando vai para o Hospital Universitário nós sabemos que aquele percentual da população, em torno de 3% dos pacientes desenvolve a doença de forma mais grave, a gente sabe que a cidade está passando por mais dificuldades”, detalha Rangel.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, transmitido pela Rádio Mundi FM.