Na tarde de segunda-feira (06), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, anunciou em coletiva de imprensa lockdown (fechamento de todos os estabelecimentos comerciais) por 14 dias nos sábados e domingos. Só poderão abrir nos finais de semana as farmácias e os postos de combustível. A determinação foi feita através do Decreto 196/2020, que entra em vigor a partir de quarta-feira, dia 08 de julho e vai até o dia 21 de julho. Todos os estabelecimentos comerciais de Irati poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O toque de recolher fica mantido às 21 horas. Entre as 18h às 21h as lanchonetes, restaurantes e similares poderão atuar apenas em sistema de delivery ou retirada no local ou balcão (drive-thru). Não será permitido o consumo de alimentos, lanches ou bebidas nos locais.
As novas medidas foram tomadas devido ao aumento de mais de 135% no número de casos confirmados de Covid-19 em Irati entre os dias 22 de junho e 06 de julho. Neste período, o número de casos subiu de 21 para 49. Durante o período de realização da entrevista coletiva, outros quatro casos de Covid-19 foram confirmados e Irati chegou a 53 casos.
Também há dois óbitos registrados em Irati como suspeitos de Covid-19, além de três pacientes internados na Santa Casa de Irati. Outro fator considerado é a ocupação dos leitos de UTI dos hospitais referência para a Covid-19 para os pacientes de Irati, que são de Ponta Grossa e Campo Largo, e já chegaram a 85% e 75%, respectivamente de ocupação dos leitos de UTI.
Atividades religiosas
O decreto também suspende em Irati as atividades religiosas com presença de público entre 08 de julho e vai até o dia 21 de julho.
Áreas esportivas
Serão interditados os parques e demais espaços esportivos em Irati no período do decreto.
Fiscalização
A fiscalização será ampliada e quem descumprir as normas para o enfrentamento à Covid-19 será multado. Não haverá mais orientação, quem for pego descumprindo a legislação vigente será multado. Pessoas físicas receberão multa de 2 URMs (Unidade de Referência Municipal), ou seja, R$ 154,52 e Pessoa Jurídica 20 URMs, ou seja, R$ 1.545,20.
Com Informações: Hoje Centro Sul/Foto: Prefeitura de Irati/Divulgação