Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, afirmou que o município pode estar entrando no pico da curva de contágio pelo novo coronavírus e anunciou que novas medidas serão tomadas ainda hoje (13). Ele também lembrou que, no início da pandemia, a previsão era de 4 mil vidas perdidas em Ponta Grossa por causa da doença.
Para Rangel, o município entra em uma nova fase de combate à doença e algumas ações importantes deverão ser anunciadas. “Nós estamos acompanhando a evolução da doença e certamente algumas medidas nós estaremos tomando ainda nesta segunda-feira (13), no final da tarde. Eu tenho ideia de coloca-las em prática ainda no dia de hoje”, adianta. O prefeito deverá fazer um pronunciamento, às 18h, que será transmitido ao vivo pelo portal D’Ponta News.
Pico da doença em Ponta Grossa
Rangel comenta ainda que, segundo estudo desenvolvido por uma pesquisadora da UEPG, o pico da Covid-19 em Ponta Grossa será de 11 a 24 de julho. “Vejam que coisa impressionante. Eu não sei se é coincidência, providência ou se realmente os estudos estão corretos, mas os números aumentaram muito no final de semana”, comenta. No domingo (12), a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa registrou 40 novos casos de coronavírus.
Com base nesse estudo, o prefeito acredita que a curva de contágio pelo novo coronavírus em Ponta Grossa será nos próximos dias. “Teremos aí pela frente dias tensos, dias difíceis. Infelizmente, dentro das expectativas e dentro das projeções dessa doença”, alerta.
Ele faz um apelo para que a população redobre os cuidados durante essa nova fase de combate ao coronavírus. “É triste a gente ter que falar que ainda tem muitas pessoas que não se deram conta da gravidade da doença não respeitam as determinações. Muitas pessoas infelizmente estão abusando ainda”, critica.
O prefeito frisa, entretanto, que esses casos são a exceção. “Mesmo Ponta Grossa tendo melhores números com relação à responsabilidade dos seus cidadãos, ainda tem muito abuso. Frente a outras cidades do Brasil, Ponta Grossa está de parabéns”, garante.
Quatro mil vidas perdidas
As primeiras projeções, lembra Rangel, estimavam cerca de 4 mil mortos por Covid-19 em Ponta Grossa. “Imagina o desespero de você receber uma informação dessa no começo da pandemia, quando não tinha nenhum óbito. Ninguém sabia exatamente como iria evoluir a doença e, graças a Deus, nós conseguimos achatar a curva. A gente acredita que essa curva terá o seu pico nesta semana ou nos próximos dias”, enfatiza.
Trabalho em conjunto
Rangel adianta que Ponta Grossa irá desenvolver ações em conjunto com a Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Entre os munícipios acima de 350 mil habitantes, Ponta Grossa e Pelotas têm os melhores números do Brasil no enfrentamento ao coronavírus.
O boletim oficial divulgado pela Prefeitura de Pelotas informa que o município tem 432 casos acumulados e sete óbitos por Covid-19. Em Ponta Grossa, a Fundação Municipal de Saúde registra 724 pacientes positivados e aguarda o resultado do exame PCR para confirmar o sexto óbito por coronavírus na cidade.
As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.