Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Revitalização da Fernandes Pinheiro, no centro de PG, pretende transformar o local em via gastronômica

2020-07-14 às 08:53

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, deu mais detalhes sobre as obras de revitalização da rua Fernandes Pinheiro e o novo calçadão que está sendo construído para transformar o local em uma das principais vias gastronômicas da cidade.

 “Nós tínhamos um problema bem sério de drogas e prostituição naquela região. A Estação Saudade, inclusive, era a nossa ‘cracolândia’”, lamenta. Segundo Rangel, após a reforma da Estação Saudade, a necessidade de revitalização do entorno ficou ainda mais evidente. “Quando passava perto o cheiro era horrível e você não podia chegar nem perto da Estação Saudade. Eu não vou nem falar o que eles faziam lá, de tudo o que você vocês possam imaginar”, comenta. 

A revitalização do pavimento já está quase concluída e o novo calçadão da rua Fernandes Pinheiro também ganhar obras de paisagismo. Para transformar o local numa via gastronômica, a Prefeitura Municipal pretende atrair empresários e donos de restaurantes oferecendo isenção fiscal. “O que as pessoas não sabem é que ali naquele calçadão tem uma diferença na lei. Se você quiser fazer um restaurante de alto nível, você não vai pagar IPTU”, destaca.

Para Rangel, as intervenções vão mudar o conceito da rua Fernandes Pinheiro. “Aquela rua vai ficar lindíssima e com restaurantes de alto nível. Vai mudar o conceito, que antigamente era problemático, agora é chique, bonito e com certeza vai ser um ponto de cartão postal da cidade”, comemora. 

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.

Obras de revitalização

As obras de revitalização da rua Fernandes Pinheiro iniciaram no dia 8 de junho. O projeto compreende a retirada do asfalto atual, colocado sobre paralelepípedos, e a aplicação de uma cavada paver, um pavimento considerado ecológico. A manutenção deve abranger uma área de três quadras, que fica entre o cruzamento das ruas Benjamin Constant e 12 de outubro.

O projeto de manutenção foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e supervisionado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (SMIP). A obra foi licitada por um valor de R$ 329.919. Os recursos para a obra são provenientes do Governo Municipal e a execução fica por conta da CH Engenharia Civil Ltda, empresa que venceu o processo licitatório. A estimativa de execução da obra é de 60 a 90 dias.