De acordo com o último boletim da a Fundação Municipal de Saúde, divulgado na tarde deste domingo (19), 12 ponta-grossenses estão internados em leitos de UTI devido à complicações causadas pela Covid-19. Este é o número mais alto de pacientes graves da doença registrado desde o início da pandemia.
A maioria dos pacientes, 11 deles, estão internados no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). O hospital também atende a outros três pacientes de Ponta Grossa com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e um caso já descartado para a doença.
Também estão internados no HU, nove pacientes de outros municípios. Sete deles já receberam a confirmação de Covid-19, um aguarda o resultado dos exames e outro foi negativado para o novo coronavírus.
Após a abertura de 10 novos leitos de UTI no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, a situação voltou a ficar preocupante na ala destinada exclusivamente para o tratamento da Covid-19.
De acordo com o boletim da FMS, atualmente, 24 dos 30 leitos disponíveis estão ocupados. A taxa de ocupação é de 80%.
O HU recebeu seis novos pacientes num curto espaço de tempo e a mudança repentina no cenário chama a atenção. Na noite de ontem (18), a taxa de ocupação estava em 60% com 18 pacientes sendo atendimentos.
Ainda segundo o boletim da FMS, em 24 horas, apenas nove pacientes foram confirmados com a doença e o total de casos acumulados de Covid-19 subiu para 934.
Atualmente, Ponta Grossa tem 407 pacientes em isolamento domiciliar, 12 internados na UTI e quatro na enfermaria. O boletim também informa que o município tem 504 casos já recuperados da Covid-19 e sete óbitos em decorrência da doença.
Confira o boletim completo clicando aqui.