Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Ponta Grossa tem três novos diáconos ordenados

2020-03-09 às 18:02

O bispo Sergio Arthur Braschi ordenou de forma permanente mais três diáconos. Almir Baptista, da Paróquia Espirito Santo; Dyego Emanuel Giebeluka Quadros, da Paróquia/Catedral Sant’Anal, e Rogério César Mendes, da Paróquia São Judas Tadeu, foram admitidos às Ordens Sacras no último sábado (07), na Catedral Sant’Ana. Outros 44 religiosos serão ordenados em 16 cerimônias. A próxima acontece em Castro, na Paróquia Sant’Ana, no dia 14, às 18h.

Para o coordenador da Escola Diaconal Santo Estevão, padre Mário Dwulatka, também responsável pela assessoria ao diaconato na Diocese de Ponta Grossa, o acompanhamento é continuo. “Estamos fechando, com as ordenações, uma etapa muito importante, que é a preparação. Foram preparados, a Igreja se esmerou através de seus formadores, do acompanhamento do bispo, para prepará-los conforme a Igreja orienta, para a missão que é tão necessária de acolher, de cuidar, de estar próximo. O número de sacerdotes não é suficiente para este tipo de evangelização. Com esse número expressivo de diáconos permanentes é possível ter essa presença mais próxima das pessoas”, explicava o coordenador.

Segundo padre Mário, a demanda atualmente é outra. “Antigamente, as pessoas se contentavam com a presença do padre uma vez por ano. Hoje, não. A presença do ministro ordenado precisa ser continuada, permanente nos momentos de alegria e, especialmente nos momentos de dor, de questionamento, de dúvidas. E as pessoas precisam de ministros preparados para dar suporte, para ajudar, para implementar a ‘Igreja em Saída’, coordenando a preparação de pessoas para o trabalho dessa Igreja. Só assim, essa proposta do Papa (Francisco) é possível de ser realizada. É uma exigência nova para a evangelização. Agora, é início da missão de fato”, resumiu o padre.

Dom Sergio lembrou os novos diáconos permanentes servirão, em primeiro lugar, em suas paróquias de origem, mas, à toda a diocese, com a abertura missionária além-fronteiras. “A vocação diaconal é uma vocação importante, que nasceu no início da Igreja, com os apóstolos, que escolheram os sete primeiros diáconos. O Espírito Santo inspirou que houvesse na Igreja também esse grau, esse ministério, esse serviço, e, hoje em dia, temos a possibilidade de ordenação de homens casados como diáconos. Temos um grande número já na diocese e, este ano, teremos 47 novos. Agradeço muito a Deus e a todos que ajudaram nessa preparação. E vamos contar com eles na missão”, afirmava o bispo.

Rogério Mendes se dizia muito alegre por ter conseguido conquistar este momento. “Depois de seis anos de formação, me sinto muito feliz. É um sonho concretizado”, ressaltava. Almir Baptista era só gratidão. “Que Deus transforme essa bênção que recebemos aqui em graças para a comunidade. É uma missão que estamos assumindo. Não apenas o glamour, os paramentos… claro que é tudo muito bonito, que temos que celebrar, mas primeiramente, temos de trabalhar, por a mão na massa, ajudar os que precisam, ir até as pessoas que estão afastadas, as que mais necessitam. Que a gente possa ser esse Cristo servidor”, emocionava-se.

O mais jovem dos candidatos e primeiro diácono da Paróquia/Catedral Sant’Ana, Dyego Quadros, garantia ser importante pensar no serviço à comunidade. “Muitas vezes, por se tratar de um sacramento da Ordem, alguns podem até se colocar acima dos leigos e não é essa função. A verdade é que é um ministério e ministério sempre é para o serviço. A nossa função só existe em favor dos leigos e de toda a Igreja. Servir, lavar os pés um dos outros: esse é o grande símbolo do diaconato, o Lava-pés de Jesus. Isso que a Igreja nos pede”, sintetizava.

As outras 16 celebrações de ordenação, todas presididas pelo bispo dom Sergio, se estenderão até outubro. No próximo sábado (14), a celebração em Castro vai ordenar diáconos Antônio Geraldo Kluczkowski e Ricardo Aparecido dos Santos, ambos da Paróquia Sant’Ana, de Castro. Os novos diáconos vêm de 21 paróquias, de dez cidades diferentes da diocese

Da assessoria